Indústria reforça adoção do 4.0, abrindo caminho para o 5.0

Indústria reforça adoção do 4.0, abrindo caminho para o 5.0

Para executivo da Zebra Technologies, migração depende mais da liderança do que da disponibilidade de tecnologia atualmente

São Paulo, dezembro de 2021 – Líderes e tomadores de decisão têm cada vez mais consciência da necessidade de amadurecer as tecnologias de automação de seus negócios, dando corpo à Indústria 4.0 e abrindo caminho para a 5.0, que presa por uma abordagem muito mais humana do processo produtivo.  “Ao contrário da Indústria 4.0, cujo foco eram as máquinas, a Indústria 5.0 traz trabalhadores de volta ao centro, capacitando-os com tecnologia para otimizar fluxos de trabalho”, analisa Vanderlei Ferreira, vice-presidente da Zebra Technologies no Brasil.  

É exatamente essa a tendência apontada por estudo da Zebra que indica que 73% dos tomadores de decisão acreditam que suas fábricas e centros de distribuição encontram o equilíbrio ideal ao adotar um mix de trabalhadores e tecnologia, ganhando eficiência ao equipar os times com soluções móveis.  

Para o executivo da Zebra, a tendência para os próximos anos é do fortalecimento de algumas características da indústria 4.0 – como a reprodução do mundo físico no digital – por meio de tecnologias avançadas do mundo 5.0 – como dispositivos corporativos móveis, sensores de temperatura, visão artificial e códigos RFID.  Tais soluções possibilitam visibilidade total da operação, trazendo as informações do mundo real para o online e dando aos tomadores de decisão a capacidade de gerenciar com base em dados.   

Dessa maneira, aumentar a visibilidade e a capacidade de resposta permite que as empresas se concentrem melhor na evolução para a próxima fase, de maneira fluída. “Além de ser mais humanizada, a indústria 5.0 também presa por resiliência e sustentabilidade, evoluindo as metas do setor para além da eficiência e produtividade”, conclui o executivo. 

Com tecnologias já disponíveis e acessíveis, a transição da indústria 4.0 para a 5.0 está nas mãos dos tomadores de decisão. “O desafio para eles é encontrar pontos de alto valor onde possam implantar soluções transversais aos negócios, que agreguem valor operacional e otimizem a rentabilidade da empresa rapidamente. A boa notícia é que a maioria dos executivos do setor concorda que a inteligência e a visibilidade obtidas com o uso de soluções 5.0 melhoram a tomada de decisões em todos os níveis”, conclui Ferreira. 

 SOBRE A ZEBRA  

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) empodera a linha de base de negócios em setores diversos como varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde e outras indústrias para que elas alcancem vantagens competitivas. Com mais de 10.000 parceiros distribuidores em 100 países, oferecemos soluções sob medida para toda a cadeia, conectando pessoas, ativos e dados de forma inteligente para ajudar nossos clientes a tomar decisões de negócio relevantes. Nossas soluções são líderes no mercado e elevam a experiência de compra: rastreiam e gerenciam estoques, bem como otimizam a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente, por exemplo. Classificada entre as melhores empresas empregadoras nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, a Zebra ajuda seus clientes a aproveitar sua vantagem competitiva. Para mais informações, acesse www.zebra.com ou assine nossos alertas de notícias. Siga-nos no LinkedIn, Twitter e Facebook.  

 Contato para imprensa  

Maria Alice Vila  

Zeno Group  

+55-11-3060-3128  

mariaalice.vila@zenogroup.com  

Publicidade