Transporte

TCP recebe o maior navio já atracado na costa brasileira

Atracação do maior navio no porto paranaense comprova a capacidade operacional do cais do Terminal de Paranaguá

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, na última quarta-feira, 17 de maio, o maior navio já atracado na costa brasileira, o porta-contêineres Hyundai Loyalt, que tem 340 metros de comprimento, 45,6 metros de boca e calado máximo de 14,5 metros. A embarcação saiu da Ásia e, após a parada em Paranaguá, seguiu viagem para o Uruguai.

O Hyunday Loyalt tem capacidade para até 8,6 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e sua chegada ao porto paranaense comprova a capacidade operacional do cais do Terminal. “A TCP tem realizado constantes investimentos para acompanhar a tendência mundial que é de navios cada vez maiores. Hoje, o cais do Terminal conta com 879 metros e deve chegar a 1.099 metros até 2018, o que nos capacita a receber navios de até 368 metros”, ressalta Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente Comercial da TCP.

Leia também: TCP registra melhor produtividade por navio de 2017

O Terminal também está investindo na construção de dolphins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que chegará a 500 mil metros quadrados. “Todos os investimentos realizados têm como objetivo dar maior agilidade à operação portuária, tornando a operação por Paranaguá mais competitiva para o armador e para o cliente”, enfatiza.
Além da modernização da infraestrutura portuária, o Terminal também investiu em um sistema de gestão que deve aumentar a capacidade de 1,5 milhão de TEUs para 2,5 milhões de TEUs até 2018. “O Navis N4 permitiu ao Terminal o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria na interface com os clientes. Ele também nos prepara para acompanhar o crescimento futuro do terminal e serviços com foco no cliente”.

Notícias sobre transporte Marítimo

Sobre o TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

Previous post

Confenar e Still: Parceria garante empilhadeiras modernas e projetados para atender a indústria de bebidas

Next post

Marcamp confirma presença no Forn&Cer 2017

Painel Logístico

Painel Logístico