Valores da diversidade e igualdade se tornam prioridades nas agendas das organizações

0
609

Valores da diversidade e igualdade se tornam prioridades nas agendas das organizações

No mês dedicado às mulheres, estes conceitos ganham ainda mais relevância na agenda corporativa nacional

 Março, 2022. Diversidade, equidade, inclusão. Três palavras carregadas de valores e conceitos que nas últimas décadas saíram das páginas dos dicionários e ganharam as agendas estratégicas de prioridades das corporações mundo a fora.

 Positivo e crescente, o movimento em favor da empoderamento feminino e da pluralidade nos ambientes de trabalho conquista relevância global e no mês das mulheres a boa notícia é que no Brasil essa tendência está se tornando realidade, mas ainda há muito a avançar, como mostram os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O último levantamento revelou que as mulheres ocupam atualmente 39% dos cargos de liderança nas empresas nacionais e elas ganham 24% menos.
 

Distintos, os três conceitos precisam ser utilizados ​​de forma mutável. “O que vemos até hoje é uma série de medidas focadas em diversidade e gênero, e isso tem muito valor. Não há como negar, mas é preciso olhar além desses prismas porque inclusão é fundamental para impulsionar a diversidade. Também vale a ressalva que equidade é diferente de igualdade. Equidade reconhece as barreiras a serem derrubadas para os diferentes grupos de pessoas e desafia o conceito de meritocracia”, observa a empresária Lídia Abdalla, Presidente do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, companhia de saúde, que há 17 anos figura no ranking da GPTW como uma 10 das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

 Referência em medicina diagnóstica e gestão de pessoas, o Sabin também é reconhecido como empresa de alma feminina. “Nossa lente sobre os valores da diversidade, igualdade e equidade está enraizada na nossa história. Fomos fundados por duas mulheres (Dras. Janete Vaz e Sandra Costa), que hoje são exemplos da força e do empreendorismo femininos. Essa lente mais ampla nos permite olhar além do horizonte para aprimorar nossas práticas e estabelecer tomada de decisões assertivas e oportunas. Continuamente, por exemplo, realizamos pesquisas de satisfação com nossos colaboradores para entender onde estamos, como podemos evoluir nossas métricas, projetar de iniciativas e indicar direcionamento para políticas, processos ou comportamentos que estimulem o senso de pertencimento das nossas pessoas”, explica a Presidente.

 Dona de uma cultura organizacional diferenciada, a empresa é reconhecida pelas práticas que dão à elas oportunidades reais de serem protagonistas de suas carreiras e possui indicadores acima da média nacional. Hoje, 77% de seus cargos são ocupados por mulheres e 74% delas estão em cargos de liderança. “Estamos prestes a completar 38 anos de história. São mais de três décadas com uma atuação pautada pelos valores da diversidade e da inclusão e promovendo um ambiente saudável e plural de trabalho. Nos últimos anos temos aprendido inúmeras lições e nessa rotina de descobertas vimos a relevância de construir um time diverso e fortalecer a nossa organização cultural para disseminar nossa essência aos nossos colaboradores de norte a sul do país. Assim seguimos inspirando pessoas a cuidar das pessoas, o nosso propósito”, destaca.

 Signatário dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, desde 2016, o Grupo Sabin associa a equidade à governança corporativa, o “G” que integra a pauta ESG da empresa. “Entendemos que diversidade, equidade e inclusão não têm data. Precisa ir além das nossas estruturas corporativas. São práticas diárias com valores que se refletem diretamente no comportamento e impacta no contexto social”, reflete a executiva.

 Neste momento especial, a líder reflete sobre as consequências positivas de fomentar diversidade, equidade e inclusão. “Ao abraçar diferentes causas, fazemos da diversidade o combustível para a inovação e aperfeiçoamos nossa atuação. Aqui acreditamos que todos devem se sentir representados dentro de um ambiente organizacional acolhedor, seguro e livre de preconceito, independentemente de sua opinião, etnia, cultura, orientação sexual e deficiência”, conclui.

 Elas no comando

Fundado em Brasília, pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Grupo Sabin tem 37 anos de história. Presente em 12 estados e mais o Distrito Federal, a empresa conta com mais de 6.300 colaboradores, nas 318 unidades e outras 25 unidades hospitalares distribuídas em todas as regiões do país. Anualmente, são mais de 6 milhões de clientes atendidos.

 No Estado de São Paulo, onde o Grupo Sabin possui unidades em nove localidades e elas estão à frente de 83% das sedes de atendimento. Em Franca, a gestão das 03 unidades é conduzida pela empresária Silva Alonso y Alonso. “Aqui cerca de 87% do quadro de colaboradores é ocupado por elas e é um orgulho conduzir um time tão forte e plural. Defato houve importantes avanços nas conquistas das mulheres, mas ainda há muito a evoluir. Temos hoje forças reunidas na luta contra a desigualdade e acredito que vamos seguir avançando, porque não há dúvidas sobre os benefícios de um contexto corporativo com times diversos. Nos tornamos muito mais produtivos e mais criativos e ganhamos em competitividade no mercado”, analisou.

 Sob os olhares atentos da executiva July Ramos, as unidades localizadas em Alphaville e Barueri, auxiliam nos cuidados com a saúde dos milhares de moradores da região. “Aqui elas ocupam quase 99% do quadro de colaboradores. Tenho muito orgulho de somar forças com todos e poder dizer que faço parte de uma empresa que atua nesta causa de forma genuína”, destaca

 Em São José dos Campos, a gestão fica por conta de Silvia Cardoso. “Compor um elenco deste patamar é motivo de orgulho e nos inspira ainda mais a contribuir com práticas que estimulam o pensamento criativo e incentivam as mulheres na busca pelo protagonismo de suas carreiras. Com equipes conectadas asseguramos também conexão com a eficiência operacional o que também resulta em importante vantagem competitiva no mercado”, explica.

 Desembarcando em Ribeirão Preto, a missão fica por conta da médica hemotologista e gestora Dra. Maria do Carmo Favarin, que reitera a importância de estimular um ambiente corporativo harmônico. “Investir no empoderamento da mulher não é apenas sobre negócios, é sobre pessoas também. Enfrentamos tantos desafios em contextos sociais e econômicos e fundamental que as organizações dediquem mais atenção à diversidade, à empatia e ao acolhimento, mas isso precisa transcender projetos. Tem que ser genuíno”, analisa.

 Em São Caetano do Sul, o comando fica a cargo de Elizandra Jackimavicius Toledo. “O Grupo Sabin tem esse compromisso de disseminar, renovar e fortalecer sua cultura Sabin, por meio de práticas contínuas que inspiram o pertencimento e nos torna times mais eficientes e mais confiantes para uma atuação de alta performance” destacou.

Para acompanhar as novidades do Grupo Sabin, acesse as redes sociais:

 Linkedin | Instagram | Facebook | Youtube

 Mais informações e entrevistas:

Viviane Melém

FSB Comunicação

Tel: + 55 11 97171-1524 / 11 3165-9794

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here