Tópico cria Comitê de Sustentabilidade e adota ESG

Tópico cria Comitê de Sustentabilidade e adota ESG

Agora, a empresa líder nacional no segmento de galpões flexíveis contará com o tripé sustentável para medir as boas práticas do negócio sob os aspectos ambiental, social e de governança

As diversas mudanças ambientais, sociais, financeiras e comportamentais no mundo, especialmente nos últimos meses, têm impulsionado debates cada vez mais frequentes sobre as melhores práticas sustentáveis e exigido que diversos setores da sociedade sejam objetivos em seus posicionamentos. Com isso, a adoção do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) – referência mundial para que investidores e mercado financeiro possam avaliar a sustentabilidade do negócio, mais do que nunca, entrou no rol de medidas adotadas por companhias para analisar amplamente as boas práticas e os impactos das ações empresariais nos três critérios sustentáveis.

Recentemente, em mais uma ação pioneira dentro do segmento de atuação, a Tópico, líder no mercado nacional de galpões lonados, criou um Comitê de Sustentabilidade e adotou o tripé do ESG para conduzir as análises de todas as etapas de produção e comercialização.

No quesito Environmental (ambiental) será analisada a redução dos impactos ambientais e o uso adequado dos recursos naturais disponíveis, enquanto a análise de Social envolverá a avaliação da relação da Tópico com colaboradores, fornecedores, terceirizados, clientes e a comunidade. Já no critério Corporate Governance (Governança) será avaliada a administração do negócio, assim como a transparência das ações.

“A Tópico é uma empresa que nasceu sustentável desde a concepção, já que o produto fabricado pode ser reutilizado diversas vezes, gerando zero resíduos. Fazendo um exercício estratégico, concluímos que muitas das nossas ações já estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Comitê pretende organizar e aperfeiçoar a adesão ao tripé ESG”, explica Elaine Costa, Head de Recursos Humanos e do Comitê da Tópico.

Engajamento – Dentre as ações programadas pelo Comitê e que englobam o ESG estão campanhas de engajamento dos colaboradores e da comunidade no entorno em relação às práticas sustentáveis, acompanhar e liderar a transformação de processos internos em procedimentos mais sustentáveis, estimular inovações nos negócios e operações e promover um ambiente interno de conscientização sobre sustentabilidade e inovação social.

Além disso, prevê assessorar os líderes da empresa em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade, analisar e abordar assuntos que representem riscos ou tenham impacto direto nos resultados de longo prazo do negócio e no relacionamento com stakeholders, entre outras medidas.

“O Comitê conta com a participação de representantes de todas as áreas da empresa, pois o objetivo é atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico. Assim, protegemos e otimizamos recursos com soluções ágeis de infraestrutura, confiáveis e flexíveis”, esclarece Elaine.

Sobre a TÓPICO
Fundada há mais de 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de galpões lonados. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa – que vende e aluga galpões flexíveis – contabiliza mais de 800 empresas em carteira, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral.

Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Salvador (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014 a empresa teve seu controle adquirido pelo fundo de “Private Equity” Southern Cross Group (fundo latino americano presente em seis países) e iniciou um processo de modernização.

Crédito: Conteúdo Empresarial

 

Publicidade