RIOgaleãoLOG reduz custos logísticos dos principais players do mercado

RIOgaleãoLOG reduz custos logísticos dos principais players do mercado

Armazém geral permite que importadores e exportadores concentrem suas atividades em um único local

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2019 – O complexo de cargas do RIOgaleão passou a contar com uma nova infraestrutura, que oferece aos principais players do mercado do Rio de Janeiro uma solução que agrega celeridade, segurança e eficiência aos processos logísticos. Lançado nesta quarta-feira (27/11), o armazém geral RIOgaleãoLOG permite que importadores e exportadores concentrem suas atividades em um único local, reduzindo riscos e custos logísticos com segurança, além de gerar significativas economias de tempo.

Com uma área total de 8 mil metros quadrados, o armazém geral RIOgaleãoLOG recebeu investimentos de mais de 15 milhões em reformas, que transformaram o antigo VarigLog no novo empreendimento.

Durante o lançamento do armazém logístico, o diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, exemplificou para os convidados os ganhos que o RIOgaleãoLOG trará aos clientes.

– Hoje, depois do desembaraço, um cliente da área de tecnologia leva a carga, com escolta armada, para um galpão na Penha. Lá, ele executa alguns serviços, como etiquetagem ou embalagem, e, depois, retorna com a carga ao aeroporto, com escolta armada, de onde segue para Porto Alegre ou Salvador, por exemplo. A partir de hoje, esse cliente pode levar essa mesma carga, de dolly, direto ao RIOgaleãoLOG, onde os nossos parceiros executam esses serviços de valor agregado. Uma vez pronto, volta, de dolly, para o galpão de uma das companhias aéreas domésticas e segue para a sua cidade destino. Dessa forma, o RIOgaleãoLOG permite aos nossos clientes reduzir tempo, risco e custo em suas operações – explicou Fehring.

Condomínio Logístico

O RIOgaleãoLOG traz um novo conceito para integração e aprimoramento da logística de importação e exportação e representa o primeiro passo para a criação de um Condomínio Logístico no Terminal de Cargas do RIOgaleão. O lançamento reforça o posicionamento do RIOgaleão Cargo como um uma plataforma logística eficiente e um dos principais hubs para o modal aéreo de comércio exterior no país.

– Nesse momento, acredito que somos o único aeroporto de grande porte do país a oferecer armazenagem geral dentro do Terminal de Cargas. E não vamos para aqui. Em breve, vamos também oferecer serviços de entrepostagem aduaneira e DAC no Terminal de Cargas. E assinaram contratos sobre a construção, no ano que vem, de mais de 50.000m² de armazenagem geral, no sítio do Galeão Com esses avanços, estamos criando um verdadeiro condomínio de logística integrada, único no Brasil – afirmou Fehring.

O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, destacou a importância de um empreendimento como o RIOgaleãoLOG para a economia fluminense.

– A logística no mundo moderno é destacada por seus diferenciais. Fiquei animado com a informação de que nenhum outro aeroporto no Brasil oferece esses serviços, que estão disponíveis no RIOgaleão LOG. Vinte por cento de toda a importação de produtos no Brasil é feita por via aérea. No mundo, esse número é de 40%. Isso mostra que temos espaço para crescer e que precisamos apenas criar vias de facilitação – disse o secretário Delmo Pinho.

Galpões já estão ocupados

Dois cessionários já ocupam os galpões A e D do empreendimento: a MODERN Logistics e AGS Holding. Outros dois galpões (B e C) estão prontos para locação.

– Investiremos cerca de R$ 20 milhões neste projeto, ao longo do contrato, em infraestrutura, pessoal e aumento de frota. A AGS acredita muitos no uso dessas áreas aeroportuárias para fazer distribuição. Nossa intenção é expandir nosso investimento também para o bloco B do RIOgaleãoLOG – informou o CEO e fundador da AGS Holding, Alexandre Gulla.

A MODERN Logistics, que oferece soluções para toda a cadeia de valor dos clientes, já customizou o espaço no RIOgaleãoLOG, conjugado ao seu centro de distribuições, para receber matérias das mais diversas especificações. Com frota aérea própria, a companhia garante agilidade e projetos customizados para as necessidades do mercado. Com quatro frequências regulares semanais no RIOgaleão, a Modern se aproveita também do novo incentivo fiscal do governo do Rio de Janeiro, que reduziu o ICMS do combustível de aviação de 15% para 7%, para qualquer operação cargueira.

– O Rio de Janeiro é mais uma rota estratégica para o plano de expansão da MODERN. Queremos chegar a cada vez mais destinos, estimulando economias locais e o crescimento industrial, além de garantir que produtos cheguem aos consumidores com eficiência e rapidez – disse a vice-presidente da MODERN Logistics, Joyce Doutel.

Avanços no setor de cargas

Entre 2014, quando surgiu o embrião do projeto, até o lançamento do RIOgaleãoLOG, o comércio exterior e, em consequência, o negócio de cargas apresentaram mudanças consideráveis. Em 2016, o Brasil ratificou o Acordo de Facilitação do Comércio Exteriorda Organização Mundial do Comércio, se comprometendo em simplificar e otimizar os processos do comércio internacional. Em 2017, foi lançado o Portal Único do Siscomex, que unifica os processos de vários órgãos anuentes e aduaneiros em uma única plataforma, simplificando, cada vez mais, os processos de importação e exportação. E nos últimos anos, o Programa de Operadores Econômicos Autorizados (OEA) também ganhou força no Brasil, acelerando o despacho aduaneiro das mercadorias.

– O Terminal de Cargas precisa se adaptar a essas mudanças. Para a carga permanecer mais tempo com a gente, devemos oferecer mais serviços e explorar a nossa localização geográfica privilegiada. Precisamos virar um condômino logístico, onde os nossos clientes podem resolver mais do que só importar e exportar as suas cargas – frisou Patrick Fehring.

Informações à imprensa

Edelman Brasil

Bianca Carvalho | bianca.carvalho@edelman.com |+55 21 3590-8419

Inês Valença | ines.valenca@edelman.com |+55 21 3721-9906 E-mail geral: riogaleaoimprensa@edelman.com

Publicidade