O futuro é agora: a distribuição de bebidas em tempos de coronavírus  

O futuro é agora: a distribuição de bebidas em tempos de coronavírus  

Por Adriana Neves, Diretora de Comunicação e Marketing da Confenar 

 A crise causada pela pandemia do novo coronavírus vem alterando rapidamente a maneira como todos nós vivemos e nos relacionamos. Por isso, além de uma questão de Saúde, a disseminação da Covid-19 deve ser vista como uma transformação completa, que certamente deixará suas marcas no comportamento das pessoas. Mas o que isso quer dizer para as empresas? Simples: o mercado também precisará mudar. 

Até aqui, o que vemos é que a maioria das empresas está trabalhando para tentar minimizar o prejuízo, focando em se reinventar e em gerenciar a crise. Tão importante quanto gerenciar este momento, no entanto, é pensarmos na retomada, refletindo sobre como será o nosso futuro. Esse é o próximo passo, que precisa ser planejado agora mesmo por quem trabalha com distribuição de bebidas. 

Obviamente, imaginar como será o amanhã não é uma tarefa simples, ainda mais por que muitas mudanças ainda estão acontecendo. No entanto, por mais incerto que seja esse futuro pós-pandemia, o fato é que algumas lições já estão disponíveis e podem começar a ajudar a garantir melhores resultados às companhias.  

Uma das lições que podemos destacar, sem dúvida, é a necessidade de agir rapidamente. Estamos em um momento de reinvenção das ofertas, e os empreendedores devem entender que é hora de buscar saídas para a crise – o que exige de nós a capacidade de já propor novas soluções e produtos para atender os consumidores e as próprias demandas dos negócios. Não há tempo a perder, seja para manter a empresa ativa ou para manter o cliente leal.  

A pandemia, portanto, não pode ser vista como o fim, mas como um recomeço. É necessário crer quer esse será o ponto para acelerar o surgimento de inovações que estimulem o resultado das empresas e simplifiquem a rotina de trabalho. A proposta deve ser entender como o distanciamento e a crise podem impactar o comportamento do consumidor e como as empresas e marcas podem se adaptar a essas novas realidades.   

Um exemplo prático é como nos adaptamos à rotina em casa – para trabalhar, estudar e consumir. As pesquisas mostram que temos comprado mais de serviços on-line. Estima-se, por exemplo, que o mercado de e-commerce tenha crescido mais de 30% desde o início da quarentena, e isso não é por acaso. Consumidores que antes não estavam acostumados a usar serviços digitais, agora se veem obrigados a fazer seus pedidos por meio dos smartphones. E isso não é bom nem ruim. É apenas uma nova realidade, que distribuidoras e revendas terão de se adequar. 

Por isso, assim como a nossa rotina mudou, as revendas também precisam estar atentas às transformações, ampliando os serviços e o portfólio de bebidas e outros produtos. Mais do que isso, está na hora de buscar soluções adequadas para cada uma das diversas cadeias de abastecimento, o que exigirá colaboração, uso de novas tecnologias, atenção à logística e bom atendimento. 

A pandemia tem mostrado que só serão vitoriosas as marcas que propuserem experiências de consumo cada vez mais personalizadas e que contribuam para a tomada de decisão do cliente. A missão dos empreendedores é encontrar oportunidades e adaptar para estarmos adequados às demandas do mercado.  

Isso significa que as revendas e distribuidoras têm de investir em novas tecnologias, em métodos de comunicação multicanais e em atendimento ágil e personalizado. O futuro, ao que tudo indica, não será de atendimentos virtuais, mas sim de suporte completo, humano, único e diferenciado. 

Afinal de contas, se há outra lição que esse momento tem nos mostrado é a importância da empatia, do contato humano e da interação. A tecnologia é uma importante aliada para dar agilidade e eficiência às operações, mas as vendas e o atendimento jamais poderão deixar de lado a colaboração e a dinâmica interpessoal. 

Está na hora de entendermos os outros – nossos clientes, nossos parceiros, nossos fornecedores. A melhor solução só poderá ser encontrada no diálogo, na pesquisa e na discussão saudável em prol dos consumidores. Cada um pode fazer sua parte, ainda mais se nos lembrarmos de que toda região tem seu próprio perfil e suas próprias exigências. Não podemos soterrar as diferenças, centralizando as ações. O caminho é o contrário.    

Por enquanto, o momento é de unir forças e vencer esta pandemia. Analisar se nossos colaboradores, clientes e comunidades estão com a saúde assegurada, e que tomamos todas as medidas necessárias. Nem tudo é ou deve ser uma questão de lucro. Temos visto como as empresas estão sendo solidárias na crise, e como isso tem sido importante. Tudo isso que estamos vivendo estabeleceu uma rede de solidariedade que há muito tempo não se via. Pequenas, médias e grandes empresas trabalhando incansavelmente para minimizar esta tragédia. Cada um ajudando da forma que pode.  

É isso o que tem que ser feito agora, e é esse comportamento que deve ser levado ao futuro. As empresas devem se preparar para o crescimento de plataformas digitais de trabalho, para a criação ou aprimoramento dos serviços de venda on-line e para uma nova era, em que o nosso contato com o cliente, mesmo de forma digital, será ainda mais fundamental. Além disso, mais do que nunca as empresas precisam entender seu papel nas ações de responsabilidade social, e no desenvolvimento regional. É o momento de rever nossos valores e entender como é possível ter um impacto positivo na vida das pessoas. Por isso é importante repensar o propósito da empresa. 

Neste conceito, percebo que a Confenar está muito consciente de que precisamos nos preparar para estas mudanças e a este novo ambiente. Estamos trabalhando para contar com uma estratégia alinhada a este horizonte, com soluções para incrementar as parcerias e mais uma vez refirmar os pilares de união e compromisso contínuo que formam nossa base. Unidos, vamos conseguir vislumbrar um futuro mais positivo, direcionando nossos esforços em importantes alicerces como a valorização dos revendedores, adoção de melhores práticas e gestão eficiente.  

O avanço do ominichanel e de tendências como Big Data, Inteligência Artificial e robotização em condomínios logísticos contribuem e muito com a competitividade das empresas e para o avanço de todo o setor. Do mesmo modo que o contato humano e o carinho com que fazemos nosso trabalho certamente é o que nos garante a capacidade de entregar uma oferta realmente exclusiva e alinhada com as características de nossos consumidores.  

Queremos, mais uma vez, que a Confenar se firme como grande influenciadora no mercado e maior logística de distribuição de bebidas no Brasil. Além de sua excelência no serviço, a Confederação também é modelo para outras empresas em relação ao funcionamento interno, com seus funcionários e instalação, e na criação de projetos inovadores.  

Mel Camata

melcamata@planin.com | www.planin.com

Tel: (11) 2138-8922 | (11) 99551-5718

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