Layout de armazém eficiente gera economia para empresas

Empresas que investem em aproveitamento da área do armazém economizam recursos e melhoram resultados

Afastar perdas e alcançar o desperdício zero são fundamentais para a melhoria da produtividade logística. Configurar um layout de armazém eficiente não só garante uma movimentação satisfatória dos materiais, como melhora a gestão e impacta positivamente no faturamento e resultado da empresa.

“É no armazém que ficam estocados os produtos e as matérias-primas que serão transportadas para o setor de produção ou vendas. Investir num layout de armazém garante que os processos de armazenamento, estocagem e distribuição sejam rápidos, melhorando toda a cadeia logística e ampliando significativamente os ganhos”, explica Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty, administradora e desenvolvedora de condomínios logísticos.

Demeterco ressalta que empresas que veem o armazém apenas como um local de estoque acabam desperdiçando recursos. “O investimento em estrutura logística não deve ser deixado em segundo plano. Um armazém desorganizado provoca lentidão nas operações, deixa a gestão confusa e aumenta o risco de prejuízos. Isso tudo compromete o processo logístico, que fica aquém das expectativas, prejudica a imagem da empresa e a faz perder dinheiro”, explica.

De acordo com Demeterco, um armazém bem construído é essencial para atender as necessidades operacionais das empresas, pois é capaz de suportar a otimização processos de armazenagem e movimentação de mercadorias. “Um armazém logístico moderno ajuda na eficiência e segurança de qualquer operação logística. Isso controla custos operacionais, torna o serviço mais eficaz, melhora a experiência do cliente e reduz despesas”, diz.

Movimentação eficiente e economia

Garantir a eficiência na movimentação dos produtos é garantia de redução de perdas. Ou seja, quando o layout do armazém é adequado, a empresa economiza com movimentação de equipamento, diminui as dificuldades na separação dos itens, economiza energia elétrica e melhora o tempo necessário para a separação das mercadorias.

Espaço

Para aproveitar melhor o espaço, todo centímetro quadrado deve ser bem explorado, a fim de saber o que pode ser melhorado na distribuição do espaço. Isso deixa a operação mais rápida e controlada.

Aumento da produtividade

Com um layout de armazém organizado é possível aumentar os níveis de produtividade, evitando retrabalho ou lentidão, pois os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica eficaz, como armazenamento por grupos, tamanho dos materiais e característica dos produtos.

A Capital Realty, por exemplo, trabalha com armazéns modulares construídos com o que a de mais moderno, como altura de pé-direito de 12,5m, resistência do piso de 6 ton/m2, docas com niveladoras hidráulicas, que permitem que a operação possa utilizar os melhores métodos de armazenagem, ganhando eficiência e reduzindo perdas.

Sobre a Capital Realty

A Capital Realty é referência na construção e administração de condomínios logísticos industriais e empreendimentos sob medida. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira MEGA, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.

Publicidade