Grupo HEINEKEN anuncia meta de ser carbono neutro em toda a cadeia de valor no Brasil até 2040

Grupo HEINEKEN anuncia meta de ser carbono neutro em toda a cadeia de valor no Brasil até 2040

Companhia reforça sua estratégia de sustentabilidade com foco em iniciativas de energia renovável e circularidade de embalagens

São Paulo, 24 de junho de 2021 – O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, anuncia compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040.  A companhia, que já vem investindo em soluções sustentáveis e, recentemente, anunciou a neutralização do carbono até 2023 em sua produção por meio do uso de energias renováveis e eficiência energética, quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.

“Reconhecemos nossa responsabilidade e nosso papel atuante na solução deste desafio que é neutralizar as emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Por isso, estamos com metas e iniciativas ambiciosas para promover impactos socioambientais positivos no Brasil”, comenta Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. Ainda este ano, a companhia iniciará um projeto liderado pela marca Heineken que facilitará o uso de energia verde por bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente. “Proporcionar essa oportunidade para os nossos clientes é uma maneira de garantir que nossas ambições cheguem também na ponta da cadeia e se conectem com nossos consumidores finais”, revela a executiva.

“O Brasil é o primeiro mercado da marca Heineken® mundialmente e, para que possamos promover o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e da sociedade, é fundamental que estejamos trabalhando ativamente para preservar os recursos naturais e reduzir ao máximo nossos impactos ambientais. Esse movimento está 100% alinhado ao nosso principal valor: o respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente”, afirma Mauro Homem, diretor de Corporate Affairs do Grupo HEINEKEN.

Outras iniciativas do Grupo HEINEKEN:

  • Caldeira de biomassa nas cervejarias – tendo em vista nosso objetivo de alcançar 100% de energia renovável em nossas cervejarias até 2023, continuamos investindo em caldeiras de biomassa, fonte energética que deriva de cavaco de madeira com origem de reflorestamento certificado.
  • Projeto Noronha Plástico Zero – parceria com as empresas Menos 1 Lixo e Iönica para a instalação de centro de engajamento, formação de líderes multiplicadores, entrega de kit de materiais reutilizáveis aos moradores e turistas e melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro consumido e descartado na ilha de Fernando de Noronha.
  • Glass is Good – programa de logística reversa de vidro, junto a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que já encaminhou mais de 50 milhões de garrafas para reciclagem desde 2010.
  • Volte Sempre – ação iniciada na cidade de São Paulo e hoje está em fase piloto em Belo Horizonte (MG), estimulando a reciclagem de vidro com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro na região. Até agora, o projeto já arrecadou 200 mil garrafas, com a participação de 3.449 clientes participantes, somando 80 toneladas de vidro. Para a etapa em Minas Gerais, a Owens Illinois também passou a fazer parte da ação.
  • Programa S0+MA – ação une a preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem ser trocados por produtos essenciais (higiene e alimentação, por exemplo) ou cursos profissionalizantes

 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Tiger, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Informações para a imprensa

EDELMAN

Raroun Oliveira, Camila Teixeira e Caroline Collin

Heinekenbrasil@edelman.com – 11 99374-3302

Publicidade