Expomafe 2017: balanço positivo da feira

Balanço da feira Expomafe, edição 2017

EXPOMAFE movimenta negócios da indústria metalmecânica e atrai empresários interessados em preparar seus parques industriais para o novo ciclo de crescimento econômico.

Foi encerrada no dia 13 de maio, a primeira edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo, em São Paulo. A feira reuniu representantes de grandes marcas nacionais e internacionais e foi considerada um sucesso na avaliação dos organizadores e empresas expositoras.

A EXPOMAFE contou com o apoio de 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial. A cerimônia de abertura, no dia 9, foi prestigiada pela presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do deputado federal e representante da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Vanderlei Macris, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e outras autoridades.

Para José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a feira aconteceu num momento importante de renovação do parque fabril. “A crise ficou para trás, e depois de quase três anos sem investimentos, os empresários sabem que precisam atualizar suas linhas para entrar na retomada com ganhos de produtividade e competitividade. A EXPOMAFE cumpriu essa função ao apresentar o que há de mais moderno para a indústria”, diz.

Expositores falam sobre a participação na Expomafe

Para o gerente geral Marcelo da Silva, da Stäubli, fornecedora de soluções tecnológicas em três divisões (Connectors, Roboctis e Textile), a participação na EXPOMAFE foi muito positiva e possibilitou muitas conquistas. Segundo o executivo, o público veio em busca de novas tecnologias e lançamentos de produtos, visando a melhorar a eficiência da fábrica com automação e obter mais produtividade e competitividade no mercado global.

A SKA considera sua participação foi muito positiva. Na opinião do gerente de marketing, Gabriel Diehl Fleig a indústria investiu muito em capacidade produtiva e agora, com a evolução da Indústria 4.0, as empresas estão se reinventando e em busca de renovação”.

Para a SEW Eurodrive Brasil, a participação na EXPOMAFE foi fundamental para estreitar relacionamento com os clientes, divulgar a marca e apresentar os lançamentos e inovações. A dinamarquesa Universal Robots escolheu a EXPOMAFE para sua estreia em feiras de negócios no Brasil.

“A participação na EXPOMAFE superou nossas expectativas em relação à visitação qualificada, excelente estrutura e organização, além dos negócios gerados na feira, novos projetos e muitas prospecções”, comemora Alan Camara, gerente comercial da Mitsui Motion Máquinas, empresa especializada em equipamentos, serviços e engenharia para usinagem aos mais diversos tipos de peças e segmentos.

A localização, infraestrutura e o fácil acesso ao pavilhão foram alguns dos pontos positivos da EXPOMAFE apontados pelo diretor geral da Okuma, Mohseen Hatia. “A visitação qualificada e a presença de tomadores de decisão possibilitaram o início de diversos negócios que serão retomados e concretizados após o evento”, adianta. O executivo revela que, para as próximas edições da EXPOMAFE, planeja adotar melhorias em seu estande e trazer soluções mais integradas e produtos.

Rodadas de Negócios, Conteúdo técnico e profissional e Demonstrador de Manufatura Avançada

Numa iniciativa exclusiva, a EXPOMAFE apresentou o Demonstrador de Manufatura Avançada, um ciclo de produção montado na feira em que os visitantes puderam ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP, Osvaldo Maia, o objetivo do Demonstrador foi alcançado com sucesso, com funcionamento de forma ininterrupta e produção média de 80 porta-celulares por dia. “A fábrica inteligente chamou a atenção dos jovens para a profissão do futuro e está nos levando a planejar novas programações em nossos cursos no SENAI”.

Rodada de Negócios

Nos dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promoveu a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia. As reuniões aconteceram em um espaço exclusivo para a ação e tiveram como objetivo potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor.

A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Conteúdo técnico e profissional

A EXPOMAFE contou também com o Estande Temático. O espaço demonstrou, na prática, a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado.

Somados a esses dois estandes, a EXPOMAFE ofereceu mais de 60 horas de conteúdo avançado para colaborar com o desenvolvimento técnico e profissional do setor de máquinasferramenta e automação industrial. Seminários, simpósios e painéis debateram temas relevantes e contaram com a presença de autoridades e especialistas nacionais e internacionais.

Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions concorda que o mercado está saindo de um período difícil e começa a reagir. “O que presenciamos na EXPOMAFE mostrou que a indústria aposta num novo ciclo de crescimento e na retomada dos investimentos”. O executivo lembrou que esta foi a terceira feira de um projeto iniciado com a ABIMAQ e inaugurado com a FEIMEC, em 2016, e a Plástico Brasil, em março deste ano – todos muito bem avaliados pelo mercado.

Numa iniciativa da ABIMAQ, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a próxima edição da EXPOMAFE acontece de 7 a 11 de maio de 2019 no São Paulo Expo, com expectativa de crescer ainda mais e se consolidar como evento referência para os negócios da indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial.

Publicidade