Visual Mix apresenta novidades na APAS Show 2017

0
633

Na edição da APAS Show 2017, feira que este ano terá como tema o Empoderamento e acontecerá entre os dias 2 e 5 de Maio, no Pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo, a Visual Mix, uma das mais importantes fornecedoras de tecnologia para o setor  apresentará novidades para o segmento supermercadista. Além de levar recursos inovadores para a operação de self-checkout (caixas para autoatendimento) – a companhia compartilhará soluções para diversas áreas do supermercado. Entre as novidades apresentadas pela Visual Mix nesta edição da APAS Show estará o novo método de recebimento de cédulas e moedas.

Para tornar mais segura a manipulação do dinheiro dentro da loja, a empresa desenvolveu equipamento utilizado para receber pagamentos e auxiliar no autoatendimento, que pode ser utilizado tanto em caixas convencionais como também nos self-checkouts – caixas para autoatendimento. Além de não receber notas falsas, o reciclador impede a “parada” do caixa por falta de troco, permite maior agilidade na troca de operadora – pois não existe a necessidade de paradas para realizar essa tarefa – uma vez que não se faz necessário realizar o “batimento” do caixa, pois não haverá faltas ou sobras de dinheiro. O equipamento também permite ao varejista monitorar a venda e a entrada de numerários em tempo real, bem como a sua granularidade.

A recicladora aceita pagamentos em até cinco moedas de nacionalidades diferentes, voltando troco em reais ou em dólar. Na loja, a tecnologia elimina os fundos de trocos extras com as fiscais de caixa e agiliza o troco para o cliente. O varejista consegue parametrizar a forma adequada de dar troco, sempre retendo a maior quantidade de moedas e dando a maior quantidade de troco em cédulas possíveis para suprir carências de uma cédula específica ou de moedas. Com o equipamento o varejista torna o cliente mais autônomo, enquanto as operadoras de caixa ficam mais voltadas a prestar um bom atendimento ao cliente, sem se preocupar se haverá quebras nos PDVs. “Tudo isso leva mais segurança ao cliente e possibilita mais privacidade no atendimento. É uma segurança para o cliente final, para a operadora e para o varejista. Se por acaso o varejista estiver com uma pessoa mal intencionada no caixa, não terá problema de instalar o reciclador, uma vez que ela não terá acesso aos valores”, ressalta Roseli Morsch, diretora da empresa.

Realidade aumentada na gôndola

Outras novidades que serão apresentadas pela empresa durante a edição da APAS Show 2017 será a realidade aumentada nas gôndolas. A solução oferecerá ao supermercadista a opção de ter informações adicionais sobre determinado produto, através da realidade aumentada em seu dispositivo móbile (celular ou tablete). Já em parceria com a empresa Lando, outra novidade demonstrada será solução para a sonorização de ambientes.

Soluções em destaque durante a feira

Moeda Legal (trocador de moedas)

Em busca de modernizar a solução e trazer para o segmento um equipamento com um design mais compacto, ao mesmo tempo com melhorias em sua perfomance, que possa ser instalado em grandes ou pequenas lojas, a Visual Mix apresenta a sua versão da solução, o “Moeda Legal”. Ao se deparar com o equipamento na loja, o cliente tem a opção de depositar suas moedas, trocando-as por cédulas ou bônus, e também poderá praticar o bem, doando suas moedas para a alguma instituição de caridade. “O procedimento é prático e intuitivo, basta depositar as moedas no local indicado. Também se trata de um modelo compacto, que pode ser instalado em qualquer espaço dentro de grandes ou pequenos supermercados”, ressalta Roseli, diretora-comercial da empresa.

PDV Mobile (Pdv transportado para o tablete)

Para oferecer mais comodidade ao consumidor e versatilidade ao varejista durante as datas sazonais do comércio, períodos estes que compreendem datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa ou Natal, por exemplo, com o objetivo de diminuir o tempo do cliente na fila, a Visual Mix transportou toda a tecnologia do PDV ou caixa de supermercado para um tablete. O equipamento pode ser usado em qualquer Estado do País no qual não haja legislações que permitam o uso de impressoras não fiscais.

O PDV portátil é composto por uma impressora e um terminal Bluetooth, sendo que o terminal contem scanner. A vantagem é que o supermercadista pode dobrar a capacidade de atendimento ou de PDVS na loja. “A única restrição é que este tipo de terminal trabalha somente com cartão. O equipamento é um excelente tirador de fila, realizando os mesmos passos para registrar a compra de um caixa de supermercado tradicional. O terminal atende tanto o operador destro como canhoto. Com o sistema, cada operador vira um PDV ambulante”, explica Roseli.

Chuveiro de som

Novidade no Brasil, a tecnologia busca proporcionar som de alta qualidade dentro do supermercado, além de promover sonorização adequada e que ajude o ponto de venda a colocar em prática ações de marketing, tais como promoções, informações adicionais de produtos e descontos nas sessões ou departamentos tais como: padaria, açougue, flv, mercearia, etc. Outro objetivo possível com a utilização do chuveiro de som é proporcionar um som de alta qualidade dentro do comércio, principalmente livre dos chiados inoportunos. “Com o chuveiro de som, se torna possível sonorizar ambientes diferentes de formas distintas, sem que um ambiente interfira o som do ambiente ao lado. Por exemplo, o cliente que está na fila da padaria, só escutará informações relacionadas ou pertinentes à seção, ao mesmo tempo em quem compra no açougue, ouvirá apenas promoções adequadas ou pensadas para aquele departamento”, diz Roseli.

Alguns benefícios da solução, é que ela permite ao estabelecimento uma comunicação direta com o cliente que está em determinado setor, sem interferir na sonorização de outro departamento dentro da mesma da loja. O sistema possibilita ainda ter um sensor de presença na seção. Se o cliente está na fila, o sensor capta e dá as boas vindas ao cliente, por exemplo. O sistema pode ser atualizado da forma que o varejista quiser ou achar mais adequado.

Visual Cash (Software para controle de dinheiro)

Trata-se de um software que possibilita o controle de dinheiro, pois faz monitoramento, em tempo real, de todo o fluxo de cédulas e moedas que entram diariamente dentro da loja. Além disso, a tecnologia possibilita cronometrar o tempo de sangria do caixa e controlar o tempo que a operadora do caixa leva para levar o dinheiro até o cofre, após sua retirada.

Terminais para frente de caixa: checkout Convertible

Para solucionar o principal problema do comércio varejista, que hoje consiste na falta de funcionários no quadro, além das comuns faltas de pessoal no dia a dia da operação, a Visual Mix traz com exclusividade para o mercado brasileiro o Modelo Convertible. O equipamento se trata de um terminal ou caixa para pagamento, que poder ser usado por um operador no supermercado e, na ausência desse funcionário, pode ser transformado em um self-checkout ou terminal de autoatendimento, em que o próprio cliente registra suas compras e realiza o pagamento das mercadorias.

Para garantir a eficiência e a segurança, tanto para o cliente quanto para o varejista, o terminal possibilita a conferência dos produtos registrados através do peso do item, processo no qual uma balança verifica se o item colocado na sacola é o mesmo que foi registrado pelo scanner. O equipamento traz ainda câmera acoplada, e para cada quatros Convertibles instalados no estabelecimento, a loja pode designar um fiscal de caixa para acompanhar a movimentação dos terminais por um tablete.

Outra adaptação para tornar a operação junto ao cliente mais segura é o bloqueamento do scanner após o registro de cada produto. O mecanismo só volta a funcionar após o cliente colocar o produto na sacola, atitude que torna valida a operação. Só após essa etapa o scanner é liberado para realizar o registro do próximo item. Ao se transformar em um self-checkout, o Convertible evita, acima de tudo, uma situação comum, principalmente em hipermercados, que é quando existem 50 pontos de caixa, mas somente dez operando.

Self-checkouts ou caixas para autoatendimento

No mercado brasileiro há alguns anos, o self-checkout ou PDV de autoatendimento ganha cada vez mais usuários no dia a dia dentro das lojas de supermercado, uma vez que já existem perfis de clientes que preferem ser atendidos através da tecnologia. Para Roseli, o terminal para autoatendimento não tem a pretensão de agradar a todos, mas é necessário dar essa opção ao cliente, e deixar que ele escolha como deseja realizar o pagamento de suas compras. No Brasil dados apontam que uma parcela da população – entre 10% a 15% das pessoas que gostam de tecnologia – já preferem esse tipo de autoatendimento nas lojas.

Ações promocionais e sociais durante a feira

Além de apresentar soluções ao setor supermercadista durante a feira, a Visual Mix realizará algumas ações durante o evento em seu estande, localizado no pavilhão verde, rua: O estande: 614. Ao passar pelo estande, o visitante poderá vivenciar uma experiência em 360° através de um vídeo de realidade virtual.  A Visual Mix também promoverá uma ação social destinada às crianças com câncer da AACD – Associação de Apoio a Crianças com Câncer. Os visitantes poderão fazer doações para a entidade durante a feira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here