Você sabe o que considerar antes de comprar uma empilhadeira?

1
703

Osmar Vinci Filho mostra o que levar em consideração na hora de comprar empilhadeiras

A perda de produtividade de um armazém pode estar relacionada a vários fatores. Um deles, diretamente ligado à correta logística de movimentação da mercadoria, a escolha da empilhadeira certa ajudará a definir o melhor fluxo e a velocidade de entrada e saída das mercadorias dentro do seu armazém.

Saber como escolher a empilhadeira ideal pode evitar perdas e custos extras, já que o uso dessas máquinas tem relação direta com a entrada e saída de materiais.

Para definir qual o melhor tipo, é preciso levar em conta as características do ambiente onde elas serão utilizadas, como a largura dos corredores, o peso e tamanho da mercadoria transportada, como é a manutenção de cada equipamento e principalmente como será o seu processo de picking.

No post de hoje, mostraremos o que considerar antes de comprar uma empilhadeira. Confira:

Leia também: Notícias, dicas e novidades em empilhadeiras

Uso interno ou externo?

O primeiro passo é definir onde a empilhadeira será empregada. Se for no ambiente externo da empresa, é recomendável escolher modelos movidos a combustíveis (diesel, GLP ou gasolina), que são mais baratos. Esses também são mais utilizados em terrenos com irregularidades.

Já do lado de dentro do centro de distribuição, o ideal são as empilhadeiras elétricas, que não fazem tanto barulho e nem emitem gases poluentes.

Na verdade, o modelo elétrico pode ser utilizado em qualquer terreno que seja liso e regular. Portanto, também pode ser empregada do lado de fora, se essas forem as condições da área. O valor de mercado é maior que o modelo a combustão, mas a diferença pode ser compensada ao longo do tempo por utilizar apenas eletricidade.

Qual é a estrutura da armazenagem?

Além disso, é importante ficar atento a outros pontos da estrutura de armazenagem que foi planejada ou a que já existe. A partir disso, será possível definir qual é a necessidade de elevação da empilhadeira.

A largura dos corredores, no caso de uso interno, é outro item importante a ser observado. Aliás, todo o espaço que será utilizado para manuseio do equipamento é determinante, como altura do vão de passagem.

Outra questão que merece cautela é o uso das empilhadeiras em caminhões. Essas devem ter um nível de elevação maior para fazer a movimentação da carga com segurança.

Quais são as características gerais da mercadoria?

Não é só o peso e o volume da mercadoria que estabelecem o modelo necessário de empilhadeira. Outros fatores – como, por exemplo, a fragilidade do produto – devem ser considerados. Devem se atentar como se comporta a sua armazenagem, se voce utiliza porta paletes ou trabalha com redução de custos buscando armazenagem blocada.

Na hora de comprar o equipamento, certifique-se da capacidade máxima suportada. Se o peso descrito for igual ou maior ao da carga mais pesada que será movimentada, então você está no caminho certo.

Mas não se esqueça de verificar o valor residual. Ou seja, qual é a carga máxima que a empilhadeira aguenta elevar até a altura máxima. Isso porque a maioria dos equipamentos não eleva sua capacidade total a 100% da altura.

Quanto vai gastar com manutenção?

Avaliar um equipamento não pode se restringir ao preço pelo qual ele é vendido na loja. O custo, que precisa ser colocado na ponta do lápis, inclui a manutenção ao longo dos anos de uso. Saber quanto será preciso gastar para trocar uma peça é fundamental.

Para isso, saiba onde estão os vendedores autorizados e qual é a vida útil da máquina. Além disso, procure saber de quanto em quanto tempo é necessário fazer a troca de óleo e de filtros. Muitos empresários alugam empilhadeiras antes de comprá-las, para conhecer o produto e verificar se as características atendem à necessidade do centro de distribuição.

Esse é um dos principais equipamentos utilizados em armazéns de estocagem. Por isso, é sempre bom contar com ajuda de profissionais que sabem como escolher a empilhadeira ideal, como o operador logístico. Como lida diretamente com os processos de movimentação, ele deve participar dessa decisão de compra, auxiliando na identificação dos recursos necessários e que priorizam o sucesso da logística de armazenagem.

Entendeu como é importante planejar a compra de uma empilhadeira? Acompanhe o portal e fique por dentro dos últimos artigos publicados na Coluna do Osmar Vinci Filho.

Artigo publicado originalmente no Blog do Osmar Vinci Filho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here