Transporte de Cargas: Feijão importado chega ao Nordeste brasileiro por cabotagem

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Operação feita pela TCP reduz os custos logísticos em até 40% para o importador

Uma solução logística oferecida pela TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, tem garantido a distribuição de feijão importado para o mercado do Nordeste brasileiro. Por meio da cabotagem – que é o transporte de cargas por navio na costa do país, importadores do Paraná e Santa Catarina garantem que a mercadoria chegue ao destino com os custos logísticos reduzidos em até 40%.

O feijão preto que chega ao Brasil pelo Porto de Paranaguá tem origem na Argentina e na China e como destino os portos de Suape, Fortaleza, Manaus e Salvador. “A queda na safra de feijão no Brasil elevou a importação do feijão preto de outros países no ano passado. Só no primeiro semestre do ano anterior, a importação do produto argentino, por exemplo, cresceu 146%”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente e Comercial da TCP. Em 2016, 6500 toneladas de feijão deixaram o Paraná por cabotagem.

Moraes e Silva explica que a cabotagem pela TCP é um caminho menos oneroso para o importador, pois a carga que chega ao Terminal é nacionalizada e estufada na área primária do Porto, diminuindo os steps logísticos. “Ao utilizar os serviços da TCP, o importador tem todos os serviços concentrados dentro do próprio Porto, o que gera uma economia logística com o transporte da carga e estufagem, evitando custos adicionais para interiorizar o produto”, enfatiza.

Na comparação com o modal rodoviário, o transporte da carga por meio da navegação na costa brasileira também tem o preço até 40% menor. Além disso, trata-se de uma operação mais segura e ecologicamente correta já que retira da estrada um número grande de caminhões, diminuindo a poluição e emissão de gás carbônico.

Além disso, o Terminal de Contêineres de Paranaguá é um destino atrativo para o importador por ser o Terminal com o maior número de serviços Ásia em sua área de influência. “A TCP tem previstas cinco escalas semanais, fazendo com que o Terminal receba quase um navio por dia com origem ou destino para a Ásia. Na comparação com os demais portos que atuam na área de influência da TCP, o Terminal tem o maior número de serviços semanais, reduzindo o transit time da carga”, observa.

O Terminal também conta o maior número de vistorias de órgãos intervenientes oferecidos pelos terminais da região. São vistorias diárias de segunda a sábado por órgãos como Anvisa, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

Sobre o TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

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