Tecnologia 4.0: vilã ou aliada das empresas de logística?

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Tecnologia 4.0: vilã ou aliada das empresas de logística? 

Implementar novas tecnologias no setor de logística é a garantia de entregas eficientes, redução do trabalho e clientes satisfeitos 

Por Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil

Desde o início do movimento de Indústria 4.0, a área de logística e distribuição enfrenta grandes desafios e mudanças nos processos. Com o mercado global cada vez mais volátil, clientes exigentes e desafios com a cadeia de suprimentos, as empresas precisam ter um excelente jogo de cintura para se adequar ao novo rumo do setor e manter a eficiência de suas operações.

De acordo com a Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC), realizada pelo IBGE em dezembro de 2022, das 9,4 mil organizações entrevistadas, por volta de 70% investiu em inovações tecnológicas em 2021 e 58,4% pretendem expandir seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2023. O que antes era vista como uma vilã, hoje a inovação é a maneira mais eficaz de otimizar as atividades com segurança, posicionar a organização no mercado e atrair novos clientes e investidores. 

As tecnologias 4.0, como a IA (Inteligência Artificial), o ML (Machine Learning) e a IoT (Internet das Coisas) ganham destaque no setor logísticos por impulsionar a melhora dos processos e dos resultados. Confira algumas dessas vantagens abaixo: 

Atendimento ao cliente 

A utilização da IA  para automatizar os chats de atendimento tornou a comunicação entre organização e cliente mais rápida e assertiva. Essa tecnologia tem acesso ao banco de dados da empresa e garante um atendimento personalizado ao consumidor, que, dentre outras funções, pode receber recomendações de produtos baseados nas suas necessidades e preferências. 

Gestão de armazéns

Uma grande fragilidade das redes logísticas  era a localização dos produtos  durante o transporte das mercadorias. O uso de IA e do ML para rastrear os itens e informar o status da entrega em tempo real para fornecedores e clientes, aumentou o nível de satisfação dos consumidores e agregou valor aos negócios da marca. Antigamente, ter controle sobre o número de produtos nos estoques e gerenciar as entregas era um processo dispendioso e demorado. Agora, com o auxílio das tecnologias 4.0, além de ter acesso a todas essas informações simultaneamente, ainda é possível avaliar fatores externos, tais como clima, meios de comunicação social, tendências e impactos para uma maior precisão das atividades. 

Soluções Integradas

A integração entre as soluções tecnológicas permite que os distribuidores acompanhem todos os processos e tenham acesso aos produtos disponíveis nos inventários. Com um fornecimento integrado entre fornecedores, revendedores e consumidores, é possível, por exemplo, que o cliente reserve uma peça online, o revendedor seja notificado enquanto o item é separado no estoque virtual e retirado do catálogo, enquanto o fornecedor recebe uma mensagem avisando que o objeto entrou na lista de pedidos a serem enviados. 

Se esse processo fosse realizado manualmente, demandaria mais tempo. Com a digitalização das demandas, o pedido pode ser retirado em poucos minutos e todas as partes são alertadas do movimento da mercadoria. Além de toda a praticidade e rapidez, a tecnologia ainda reduz a margem de erros de comunicação, uma vez que todo o ecossistema logístico é avisado de forma clara e transparente.

Novas estratégias de precificação

A personalização do atendimento também permite que as organizações tenham informações sobre quais produtos estão sendo mais procurados, assim elas direcionam seus esforços para as demandas específicas de produção, armazenamento e distribuição. A ciência dos dados por trás dessa ação possibilita uma definição estratégica dos preços, uma melhora das margens de preços baseada nos dados gerados pelas recomendações e, principalmente, um fluxo de receita previsível. Essa estratégia auxilia as marcas a determinarem os valores dos produtos de maneira mais assertiva. 

O modelo de Indústria 4.0 veio para ampliar as oportunidades de negócios, agregando valor tanto aos serviços quanto aos clientes e funcionários. A implementação da IA, do ML, da IoT e do armazenamento em nuvem no setor de distribuição e logística é um excelente investimento para as empresas que buscam um melhor posicionamento no mercado e um aumento na geração de receitas. Inovação é aliada das companhias do setor rumo ao sucesso dos negócios e a maior rentabilidade a longo prazo. 

Sobre a Infor 

A Infor é líder global em software de nuvem empresarial especializado por setor. Desenvolvemos soluções completas para nossos setores de foco, incluindo manufatura industrial, distribuição, saúde, alimentos e bebidas, automotivo, aeroespacial e defesa e alta tecnologia. Os aplicativos e serviços corporativos da Infor para operações críticas são projetados para oferecer vantagens operacionais sustentáveis com segurança e tempo de retorno mais rápido. Estamos obstinados em fornecer resultados bem-sucedidos para os clientes. Mais de 65.000 organizações em mais de 175 países – de empresas da Fortune 500 a PMEs – contam com os 17.000 funcionários da Infor para ajudar a atingir as metas de negócios. Como empresa Koch, nossa solidez financeira, estrutura de propriedade e visão de longo prazo nos capacitam a promover relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com nossos clientes. Visite  www.latinamerica.infor.com ou www.infor.com

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