Pesquisa inédita mede a
eficiência do transporte de cargas: 83% não entregam no prazo
Encomendada pela startup Fretefy, pesquisa foi feita com transportadoras e
embarcadores do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Com a missão de descomplicar e automatizar a gestão logística de
transportadoras e embarcadores industriais, a startup Fretefy há um ano traz
soluções para gestão de cargas de ponta a ponta. Em busca de inovações para o
setor, a empresa encomendou uma pesquisa à JR Consultoria para entender ainda
mais o mercado. O resultado foi surpreendente em diversos aspectos, mas dois
pontos chamam mais a atenção: o baixo número de empresas que cumprem com prazo
e o alto número de entregas com avarias.
Foram entrevistadas para a pesquisa 230 indústrias e transportadoras dos
estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. “Com essa
amostra pudemos comprovar as lacunas que já havíamos observado em nossos
contatos com o mercado e que estamos buscando responder com nossas soluções de
eficiência logística do Fretefy. Também descobrimos dados novos sobre
segurança, processos relacionados à lei e ao uso de tecnologia”, conta Gilmar
Pertile, CEO do Fretefy. A startup iniciou no mercado com o objetivo de servir
como o “Uber do transporte de cargas”, mas a demanda vinda do setor mostrou uma
necessidade de gestão otimizada de cargas muito mais ampla e hoje possui
plataforma que gerencia desde o oferecimento de cargas pelo embarcador,
tracking, até o comprovante de entrega digital.
O resultado da pesquisa está exposta na Fenatran 2019, 22º Salão Internacional
do Transporte Rodoviário de Carga, que acontece de 14 a 18 de outubro, no
estande do Fretefy (H177).
83% não entregam no prazo e 20% das cargas chegam com avarias
Entre as informações mais preocupantes mostradas pela pesquisa, é a de que
entre os entrevistados, apenas 17% afirmaram que sempre entregam as cargas
dentro do prazo definido em contrato. Para os especialistas do Fretefy são três
fatores que ocasionam esse problema: filas de espera para carregar, processo de
comunicação complexo entre embarcador, transportadoras, motoristas e cliente
final, falta de programação e burocracia no momento do carregamento, e o
transporte sem rastreabilidade.
Outra porcentagem que mostra a falta de qualidade no setor é que em média 20%
das cargas chegam com dano ao destino, ocasionando muitas vezes desgastes com o
cliente e devolução do produto. “Avarias muitas vezes são difíceis de evitar,
porém defendemos que esse fator pode ser melhorado com o acompanhamento online
de cargas no decorrer do percurso e imagem de comprovação do estado da
mercadoria na entrega, por exemplo, garantindo transparência e evitando o fator
surpresa junto ao cliente”, explica Pertile.
Ainda dentro dos fatores de qualidade, apenas 28% dos embarcadores declararam
avaliar suas transportadoras com nota acima de 8 nos quesitos atendimento e
relacionamento. “Veja, estamos na era da comunicação, com tudo que precisamos
na palma da mão. Tecnologia não falta, o que há é negligência na transparência
pelo prestador de serviço”, afirma.
Segurança e otimização: apenas metade dos entrevistados utiliza soluções
tecnológicas
Um dos principais problemas de segurança nas estradas brasileiras é o roubo ou
desvio de cargas. Mesmo com os números alarmantes, apenas 55% conseguem
rastrear suas cargas. Isso acontece por falta de uso de tecnologia para esse
fim em frota própria, mas principalmente por falta de controle de terceiros
contratados.
E quando é abordada a questão de terceiros, 78% declararam que contratam
motoristas autônomos para fazer entregas, porém apenas 58% utilizam aplicativos
de busca de motoristas terceirizados.
“A consequência de escolhas como essas que vimos acima é falta total de
controle da frota e com isso, riscos para a segurança da carga. Além disso,
utilizar aplicativo de busca de terceiros e cargas facilita a vida do gestor em
encontrar o que precisa de forma mais rápida, por proximidade, com
possibilidade de otimizar a logística utilizando frete retorno e ainda com
segurança, pois a plataforma oferece avaliação para cada usuário”.
E por fim, um último dado que mostra como o setor vem assumindo riscos
desnecessários é que dos que utilizam motoristas terceirizados, apenas 20%
declararam que pagam seus terceiros com cartão de pagamento regulamentado pela
ANTT. Isso é, a maioria assume o risco envolvido na falta de declaração do
CIOT, programa regulador de pagamento de fretes, que pode gerar multas que
chegam a R$ 1.100,00.
TESTE SUA EFICIÊNCIA NA FENATRAN: Quem visitar o
estande do Fretefy (H177) poderá participar de uma experiência exclusiva. Com
base na pesquisa de mercado realizada, haverá um painel com perguntas e, de
acordo com as respostas dadas, o visitante receberá o retorno online sobre o
nível da sua eficiência logística. A Fenatran acontece de 14 a 18 de outubro,
no São Paulo Expo, SP.
Sobre o Fretefy: O Fretefy é a única plataforma do mercado a atender de
forma prática a gestão completa de cargas desde o oferecimento para as
transportadoras homologadas, localização em tempo real – até mesmo de
terceirizados que não possuam rastreadores -, e o comprovante de entrega no
cliente final. www.fretefy.com.br