MERCADO BRASILEIRO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO ESTÁ EM ALTA E CRIA OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA VAREJISTAS INTERNACIONAIS

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Shopping on world map on screen of tablet. World Wide Shopping Concept

MERCADO BRASILEIRO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO ESTÁ EM ALTA E CRIA OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA VAREJISTAS INTERNACIONAIS 

  • 81% dos consumidores online brasileiros fizeram uma compra internacional
  • Os consumidores brasileiros estão fazendo uma porcentagem maior de suas compras on-line por meio de um smartphone em comparação com os consumidores nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
  • Os brasileiros demonstraram maior satisfação com a experiência de compra online

SÃO PAULO, 04 de junho de 2018 – O Brasil, a quinta maior economia de internet móvel do mundo[1], apresenta forte demanda por varejistas estrangeiros, já que 81% dos consumidores brasileiros confirmam ter feito uma compra online internacional. O país preferido é a China (63%). Sessenta por cento dos entrevistados no Brasil citaram melhores preços como o principal motivo para fazer compras internacionais. Estes são alguns dos destaques incluídos no mais recente estudo global UPS Pulse of the Online Shopper™.

O relatório da UPS (NYSE: UPS), líder global em logística, e conduzido pela comScore Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em medir públicos, marcas e comportamento do consumidor em várias plataformas, avalia os hábitos de compra do consumidor desde a pré-compra até o pós-entrega, e fornece informações sobre os comportamentos e preferências dos compradores on-line.

“O mercado de compras digitais do Brasil continua apresentando oportunidades atraentes para varejistas on-line de todo o mundo. O setor de comércio eletrônico do País está programado para crescer a uma taxa de 12%, com vendas estimadas em R$53,5 bilhões (mais de US$15 bilhões), e mais de 60 milhões de consumidores devem comprar on-line em 2018[2]”, disse Katia Tavares, diretora de marketing da UPS do Brasil. “O comércio eletrônico permite que os varejistas superem as fronteiras geográficas para alcançar mais clientes e oferece aos consumidores mais opções de produtos e fornecedores. Este estudo permite que os varejistas entendam o comprador on-line brasileiro de hoje, para que possam determinar as estratégias mais eficazes para melhor atender às demandas e preferências dos clientes”.

Satisfação nas compras e compras multicanais 

Os consumidores no Brasil têm a mais alta satisfação (88%) com a experiência de compra online, comparados com os de outras regiões, como EUA (85%), Europa (81%), Canadá (77%) e Ásia (57%). Isso ressalta a importância pela qual os vendedores devem oferecer aos consumidores uma experiência de compras digital positiva.

Os consumidores online brasileiros estão mais satisfeitos com compras em desktops ou laptops e menos satisfeitos com compras em lojas físicas. Os brasileiros pesquisam on-line e compram on-line 40% das vezes, mas fazem uma porcentagem maior de suas compras (47%) por meio de métodos de compra multicanal em comparação a compradores nos EUA, na Europa e no Canadá.

Experiência Personalizada 

De acordo com o estudo, os brasileiros preferem ter uma porcentagem significativamente maior de seus pedidos entregues em um local de entrega alternativo, aumentando de 26% em 2015 para 55% em 2018. O envio para loja é outra preferência entre os consumidores brasileiros, onde 44% confirmaram ter usado este método pelo menos uma vez no ano passado e 67% deles dizem que planejam usá-lo com mais frequência no próximo ano. Os varejistas deveriam estar atentos ao engajamento dos consumidores durante as entregas na loja, já que 58% desses compradores fizeram compras adicionais ao coletar fisicamente seus pedidos. Isso ressalta a importância para os varejistas de fornecer uma experiência excelente de compra on-line e na loja.

            Os brasileiros são mais pacientes do que os compradores em outras regiões, indicando que estão dispostos a esperar, em média, sete dias se pagarem pelo frete e 11 dias se usarem frete grátis. Entre aqueles que utilizaram a entrega no mesmo dia, 42% disseram que fazem compras online com mais frequência devido à disponibilidade de entrega no mesmo dia. Além disso, 68% dos compradores on-line no Brasil abandonaram um carrinho de compras devido a um longo tempo de entrega ou nenhuma data de entrega fornecida em comparação a outras regiões.

O estudo recomenda que os varejistas on-line ofereçam opções flexíveis de entrega, como coleta na loja, opções alternativas de entrega, entrega agilizada e serviço durante horários flexíveis (após às 17:00 e aos finais de semana) para atender às crescentes preferências dos consumidores brasileiros por opções de entrega.

A mentalidade móvel 

O uso mobile é uma tendência entre os consumidores brasileiros, pois 90% dos compradores on-line no Brasil usam smartphones, a segunda maior porcentagem na região, atrás do México (92%), e superior aos compradores no Canadá (81%) e nos EUA (79%). 59% dos usuários de smartphones no Brasil fizeram uma compra em um smartphone, um aumento de 40% em relação a 2015.

Uma porcentagem significativamente maior de usuários de smartphones no Brasil (58%), em comparação com os de outras regiões pesquisadas, indica que eles comprarão mais em smartphones em relação ao ano anterior.

A frequência do uso de smartphones é especialmente maior no Brasil em relação ao uso dos dispositivos para localizar lojas e obter informações relacionadas à loja (95%), rastrear pedidos (94%), comparar preços (94%) e pesquisar produtos antes de visitar o estabelecimento (94%). Os aplicativos de varejistas continuam crescendo em termos de popularidade no Brasil, com seu uso por mais de nove entre dez usuários de smartphone, em comparação com seis em dez usuários de dispositivos móveis em 2015. Os usuários de aplicativos de varejistas dizem preferir usar o aplicativo móvel de um varejista em vez do website por ser mais rápido.

Para mais informações sobre o estudo, visite www.pressroom.ups.com. 

 

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