Indústria 4.0: tecnologia do GKO FRETE automatiza gestão de transportes da Termotécnica

Indústria 4.0: tecnologia do GKO FRETE automatiza gestão de transportes da Termotécnica

Considerada uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e uma das mais sustentáveis do País, a Termotécnica obtém ganhos como a auditoria de frete e o monitoramento de processos críticos de transporte com o uso do GKO Frete

Rio de Janeiro, 03 de março de 2020 – A catarinense Termotécnica – maior indústria transformadora de EPS (isopor®) da América Latina com 65% do market share no Brasil – coleciona há anos prêmios pelo compromisso com a sustentabilidade, pela gestão de alto nível e valorização de seus talentos. Com 58 anos de atuação, a empresa conta com 900 colaboradores e contabiliza mais de 40 mil toneladas de EPS coletadas e transformadas em novos produtos.

Com seis unidades entre matriz, fábricas e unidades de reciclagem em cinco estados brasileiros, a empresa tem na operação logística um de seus pontos críticos, pois o EPS transportado é um material volumoso e leve e requer expedição de maior quantidade de veículos. Outra condição para a criticidade da operação é que as entregas às indústrias atendidas pela Termotécnica são feitas em sistema Just in Time e, a cada duas horas, os caminhões saem para algum destino pelo Brasil.

“Oito transportadoras estão envolvidas nessa operação nacional e o GKO FRETE é utilizado como ferramenta para automatizar todo o processo desde 2012”, conta Anderson Rodrigo Souto, analista de Suporte da Termotécnica.

De acordo com o profissional, antes do GKO FRETE o processo de gestão do transporte era manual e apenas cinco faturas e conhecimentos de transporte eram lançados no sistema de gestão empresarial (ERP). Um colaborador era dedicado ao processo, que estava vulnerável a erros humanos e, ainda, não apresentava eficiência suficiente para o volume que se processava diariamente.

“O transporte é um dos pontos críticos da nossa logística porque também é a segunda maior conta paga na operação. Informações de mercado apontam para uma redução nos custos de frete em pelo menos 5% com o processo de auditoria de fretes e, apesar de ser um dado confidencial em nossa empresa, com o GKO FRETE registramos uma redução significativa já no primeiro ano de uso”, destaca Souto.

Gestão eficiente

Consolidado nas operações de transporte da Termotécnica, o GKO FRETE proporcionou à empresa maior eficiência em sua gestão de transporte: atualmente, 15 faturas são processadas por dia, contra as cinco de 2012. Por conta da automatização de todo o processo, o colaborador responsável por esta etapa da gestão logística não é exclusivo na operação, dedicando-se a outras atividades.

O GKO FRETE é utilizado pela Termotécnica para simular frete pago por carga, realizar a auditoria dos fretes, emissão de relatórios de desempenho, registro de históricos da operação, diagnóstico da gestão de fretes incluindo ocorrências ao longo do percurso das entregas. Um diferencial é o uso combinado do GKO FRETE e um aplicativo de geolocalização que roteiriza as entregas calculando a quilometragem total, assegurando o valor total a pagar, e também permite fazer o cálculo do pedágio para pagamento do valor antecipado ao motorista analisando as rotas, tipo do veículo (eixos), quilometragem percorrida e praças de pedágio de acordo com o romaneio.

“Ganhamos uma incontestável facilidade e agilidade no lançamento de faturas e pagamento de fretes com a automatização promovida pelo GKO FRETE. Isso nos deu maior eficiência e visibilidade na gestão dos fretes, permitindo modernizar os processos e a melhorar relação com transportadoras e clientes”, conclui Souto.

Andrea Espirito Santo
andrea@manchete.info
(21) 97906-9939

Publicidade