Equipamentos SAUR otimizam e facilitam a movimentação do Algodão

Equipamentos SAUR otimizam e facilitam a movimentação do Algodão

Por: SAUR Equipamentos.

O algodão é uma das principais culturas do Brasil. Considerado o “ouro branco”, o algodão brasileiro ocupa a quinta posição no ranking dos maiores produtores mundiais, representando 6% dos 25 milhões de toneladas da produção mundial da safra de 2018/2019.

A produção brasileira é favorecida pelo clima e variedades adequadas da planta, que reflete em uma alta produtividade e boa credibilidade para as indústrias têxteis. Segundo as informações do Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, em 2019, a produção de algodão no Brasil foi de 1,61 milhões de toneladas, refletindo um aumento de 36% em relação à safra do ano anterior. Para 2020, a estimativa da Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, é de 2,74 milhões de toneladas.

Com essa expectativa de produção, o mercado precisa estar preparado para a movimentação destas toneladas de algodão que serão expedidas para as indústrias, nacionais e internacionais, de tecidos, de algodão hidrófilo, de rações para gado, além daquelas que utilizam a semente para a produção de óleo e biodiesel.

O cultivo e o processamento do Algodão têm como característica, a necessidade de várias movimentações. Recolher os rolões na lavoura, armazenar esses rolões, beneficiar o algodão e transformá-los em fardinhos, classificar e armazenar estes fardinhos, para somente depois serem expedidos das algodoeiras para os portos ou fiações, onde vão requerer novas movimentações.  Para isso, a mecanização da movimentação do algodão é fundamental para a rentabilidade do negócio. Quando falamos de mecanização, podemos citar alguns equipamentos que agilizam a operação e facilitam o transporte dos fardos de algodão.

A Garra para Fardos SAUR, por exemplo, confere agilidade e segurança na operação. Desenvolvidas com estrutura robusta e acabamento em poliuretano, essas Garras possuem vida útil prolongada além de serem versáteis, pois podem ser acopladas em empilhadeiras, carregadeiras, tratores ou manipuladores hidráulicos. As Garras facilitam o armazenamento e permitem o carregamento por apenas um dos lados do caminhão, prática que reduz o número de manobras da empilhadeira.

Outra solução interessante, altamente recomendada, são os Espetos Giratórios para Fardos Redondos de Algodão. Este equipamento é indicado para carregar, descarregar e girar os fardos redondos de algodão, também conhecidos como “rolão”, tornando a movimentação mais ágil e precisa. Com o giro de 360 graus, é possível retirar a embalagem ou realizar a limpeza da mesma, de forma segura e ágil.

Esses equipamentos contribuem significativamente no ciclo logístico do algodão, pois a mecanização do processo contribui com a segurança e rentabilidade da operação.

Referência:

https://www.youtube.com/watch?v=Gs66Vqv5K8w

https://fcem.com.br/noticias/mercado-de-producao-de-algodao-no-brasil/

Link para Garra de Fardos: https://bit.ly/32rv2J4

Link para Espetos Giratórios: https://bit.ly/3haUwOW

 

PublicidadeError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 4)