Entenda o que são tecnologias exponenciais e quais as principais tendências dos negócios

Entenda o que são tecnologias exponenciais e quais as principais tendências dos negócios

*Georgia Roncon

Tecnologias exponenciais são soluções com enorme potencial de impactar as pessoas e o modo como elas vivem. São produtos ou serviços mais eficientes que as alternativas já em funcionamento e permitem a evolução de todo o contexto em que estão inseridas em longo prazo.

Essa evolução é explicada pela Lei de Moore, cujo nome foi recebido pelo cofundador da Intel, Gordon Moore, que observou a tendência história de duplicação do poder computacional a cada dois anos.

As tecnologias exponenciais são aplicáveis em qualquer área, em âmbito corporativo ou social, no setor público ou privado, para melhorar aspectos relacionados à saúde, mobilidade, educação e segurança, por exemplo. Neste artigo, apresentamos alguns exemplos de tecnologias exponenciais que impulsionam a transformação digital nas empresas. Confira!

Blockchain

O blockchain foi usado primeiramente em transações financeiras com criptomoedas. A tendência para os próximos anos será o uso dessa tecnologia exponencial em processos estratégicos da cadeia de suprimentos, gestão eletrônica de documentos, serviços de manufatura, segurança digital e procedimentos financeiros.

Isso, porque o blockchain garante total confidencialidade aos dados e reduz os esforços despendidos em atividades de rotina, o que reforça a confiança dos usuários em procedimentos digitalizados.

Internet das Coisas

Embora o conceito da Internet das Coisas já tenha alcançado alguns setores do varejo e os processos na gestão da cadeia de suprimentos de algumas gigantes do segmento, onde os ganhos são significativos e justificam o alto investimento em tecnologia e recursos de rede (5G), muitas empresas ainda não compreendem a disrupção desse advento.

Dispositivos de hardware e softwares habilitados a atuarem por meio da IOT poderão atingir um nível máximo de eficiência, suportado pela automatização total dos processos e integração entre sistemas operacionais e gerenciais.

A infraestrutura será formada por sensores, dispositivos vestíveis, assistentes inteligentes, máquinas e equipamentos completamente inovadoras que, por meio do alto processamento de dados, Inteligência Artificial e machine learning, exercerão atividades rotineiras e repetitivas com muito mais eficácia que os humanos e a infraestrutura que conhecemos.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, é um avanço tecnológico que permite a simulação da mente humana. Ela vai além da programação convencional e consegue com a análise de enormes bancos de dados tomar decisões de forma autônoma, decidindo qual caminhos seguir de forma racional.

A AI (Inteligencia Artificial) já está implantada por todos os lugares, mesmo que não seja percebido, como por exemplo: no carro autônomo, em sistemas de diversas empresas, em hospitais, e principalmente na rede social, nos anti-virus e nos buscadores da internet.

Biotecnologia

O envelhecimento da população e a descoberta da cura de doenças que interferem na evolução humana — pelo menos a que planejamos, impulsionam pesquisas dedicadas em biotecnologia. O setor também é movimentado pela possibilidade de desenvolvimento de partes do corpo humano que substituem órgãos e tecidos com problemas, possa curar e prevenir doenças genéticas.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia exponencial com potencial de disrupção muito além do que as pessoas supõem. Além de transformar a maneira como todos os produtos são projetados, testados prototipados e consumidos, a impressão 3D também pode reinventar processos produtivos e da cadeia de suprimentos.

Uma combinação de infraestrutura formada por tecnologias exponenciais baseadas em nuvem, adaptabilidade social, mobilidade e uma de tomada de decisão orientada a dados provocará as transformações que permitirão a revolução 4.0 e a evolução total do contexto em que estamos inseridos.

Georgia Roncon

Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é  co- fundadora da AGE GROUP, que atua em seguimentos como:  Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.

PublicidadeError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 4)