Eficiência logística. Veja cinco modelos de negócios que geram ganhos exponenciais para sua operação.

Eficiência logística. Veja cinco modelos de negócios que geram ganhos exponenciais para sua operação.

Por Vinícius Pessin, C0-Founder da Eu Entrego ão é exagero dizer que o setor de entrega é um dos pilares para o sucesso de qualquer companhia atualmente. Afinal, trata-se de uma área bastante estratégica e que envolve setores como facilities, sistemas, gestão de estoques, frete, fiscal, entre outros. Dessa forma, impacta diretamente na experiência do consumidor, transformando-se em um fator crítico no sucesso das vendas. O avanço do chamado New Retail, contudo, trouxe novos desafios às organizações. A meta é fazer entregas mais rápidas, a um custo acessível e sem atrito ao usuário. Para isso, é essencial contar com uma integração de sistemas que orquestre esse movimento de multicanalidade e escale o negócio sem onerar o custo da operação. Confira cinco tipos de empresas que você pode contar em seu planejamento:

1 — ERP/Backoffice
Para diversificar e melhorar seu modelo de entrega, o ideal é ter um fornecedor de ERP/Backoffice capaz de ajudar a integrar soluções que atendam o cenário omnichannel do varejo, como a E-Millennium e a TOTVS Virtua. Essas soluções são a base do negócio de qualquer empresa, uma vez que eles serão responsáveis por fazer a gestão de todos os recursos e operações no dia a dia, oferecendo mais agilidade e eficiência aos processos.

2 — Fulfillment
Em tradução livre, a expressão significa cumprimento ou realização de algo. No caso do varejo, refere-se às práticas e soluções que buscam cumprir o pedido do cliente, isto é, realizar as operações necessárias para que a transação seja confirmada e, principalmente, entregue ao usuário. Soluções deste tipo, como Infracommerce e Synapcom, conseguem ajudar a estruturar a operação do e-commerce, por exemplo, diminuindo o risco de erros que possam prejudicar a entrega.

3 — Leilão de frete
O preço da entrega certamente é um dos pontos que mais requer atenção do empreendedor. Um valor elevado compromete a operação e, se for repassado ao consumidor, pode fazê-lo desistir da compra. Hoje, há empresas de leilão de frete, como a Intelipost e Sisfrete, que ajudam o varejista a calcular melhor todas as entregas e, principalmente, mostrar as transportadoras mais adequadas ao negócio, garantindo eficiência e baixo custo.

4 — Transportadoras tradicionais
Sim, as transportadoras tradicionais, como a Total Express e a Transfolha, seguem como parceiros importantes que o lojista precisa ter em seu negócio. Além do espaço consolidado no setor, essas empresas conseguem fazer entregas interestaduais, ideal para e-commerce com grande alcance no país, e não atuam exclusivamente na última milha, ou seja, elas podem levar a encomenda à região desejada e, dali, a empresa contar com seus próprios parceiros para realizar a entrega ao consumidor final.

5 — Crowdshipping
O termo refere-se à opção que utiliza cidadãos comuns para realizar o envio de encomendas por meio de aplicativo que conecta essa comunidade de entregadores autônomos aos varejistas. Soluções deste tipo, como a Eu Entrego, são ideais para realizar as entregas de última milha feitas no mesmo dia. O modelo, ainda novo no Brasil, está consolidado nos Estados Unidos e China pelas operações da AmazonFlex e Cainiao.

* Vinicius Pessin é Co-Founder da EuEntrego.com


Sobre Eu Entrego:
Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma de intermediação de entregas que utiliza cidadãos comuns, a pé, de carro, bicicleta ou nos meios de transporte de que dispõem, para realizar entregas (Crowdshipping). No espírito da economia colaborativa, a empresa conecta varejistas à maior rede de entregadores independentes do Brasil, atendendo demandas de last mile (última milha) e same-day delivery (entregas no mesmo dia) com agilidade e eficiência. A Eu Entrego faz parte da HiPartners, grupo de empresários investidores focado em empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento dentro do conceito de New Retail. Para saber mais sobre a empresa, acesse: www.euentrego.com

Informações à imprensa
NB Press Comunicação
Tel.: 55 11 3254 6464 / São Paulo / SP
E-mail: euentrego@nbpress.com

Publicidade