ArmazenagemMercado Logístico

Cooperativa Languiru inaugura CD com estruturas da Bertolini

Centro de Distribuição Vale do Taquari, em Teutônia, ampliou capacidade de armazenagem da cooperativa Languiru

Para se manterem competitivas diante dos desafios do cenário econômico, as empresas precisam reinventar-se diariamente, buscando melhorias e mais eficiência em seus processos. Atenta a essa necessidade de surpreender o mercado com serviços de excelência, a Cooperativa Languiru inaugurou o Centro de Distribuição Vale do Taquari, em Teutônia. Sua localização centralizada entre as unidades industriais da cooperativa agiliza e facilita o trabalho de logística. A fim de reduzir custos de operação e garantir ainda mais qualidade aos seus produtos, o CD conta com soluções da Bertolini Sistemas de Armazenagem.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, ressalta que o investimento se fez necessário diante do crescimento da cooperativa. “Precisamos do reforço dessa estrutura de Central de Distribuição para mantermos o resfriamento e o congelamento dos produtos. Além disso, é uma exigência do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que cobra um local de carregamento único. Isso nos oferece ganhos bastante grandes em logística, pois o fracionamento, que antes era realizado em cada uma das nossas unidades industriais, agora é centralizado. Conseguimos, também, desafogar as unidades fabris em termos de espaço para estocagem”, justifica.

Com área total de 5.200m², dividida em dois pavimentos, o CD tem capacidade de armazenagem de 2,4 milhões de litros de leite UHT. De sua área construída, 1.100m2 são destinados às câmeras frias na parte superior do prédio com espaço para cerca de 260 toneladas de produtos congelados, aproximadamente 80 toneladas de produtos resfriados de aves e suínos, e em torno de outros 320 pallets de laticínios. A área seca, com 800m², ainda serve de armazenagem para embalagens e produtos derivados de leite que não necessitam de refrigeração. “Com este espaço procuramos atender às necessidades e expectativas dos clientes da Languiru, com menor movimentação e ônus logístico, além de redução de custos com aluguel de prédios para armazenagem”, destaca o gerente comercial da Languiru, Jaime Rückert.

Leia mais: Notícias sobre a Bertolini Armazenagem: novidades, serviços e mercado

Para o projeto foram escolhidas as estruturas de Drive In e Porta Pallet: no primeiro piso o Drive In possibilita a armazenagem de pallets de Leite UHT; no segundo piso a escolha foi pela combinação de Drive In e Porta Pallet para facilitar a separação de pedidos e envio ao cliente. “A Bertolini procura desenvolver projetos personalizados, de acordo com a necessidade da empresa. No caso da Languiru, o Drive In permite a blocagem na operação e mais quantidade de pallets armazenados, enquanto o Porta Pallet garante ao mesmo tempo seletividade e flexibilidade”, destaca o representante comercial da Bertolini Sistemas de Armazenagem, Guilherme Bertolini Casagranda.

Conheça a Languiru

A Cooperativa Languiru tem seus valores fundamentados nos princípios do cooperativismo. Desde que foi fundada, em 1955, pilares como ajuda mútua, esforço, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade norteiam o trabalho de todos que fazem parte desta grande família. Visando a qualidade e a excelência, a Languiru investe e participa ativamente na cadeia produtiva, na industrialização e na comercialização de seus produtos. Atuante nos segmentos de aves, suínos, embutidos, laticínios, rações e varejo, destaca-se entre as demais cooperativas de produção agropecuária, ocupando o 3º lugar no ranking do Estado do Rio Grande do Sul.

O novo CD atende ao Vale do Taquari e a regiões vizinhas, como a Caxias do Sul e o Vale do Rio Pardo. Na estrutura estão alocados os departamentos de Logística, Comercial (faturamento e pedidos), Vendas Vale do Taquari e Operação CD. A Cooperativa Languiru foi beneficiada com recursos concedidos pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A assinatura do contrato de financiamento ocorreu em junho de 2015, em solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O valor foi investido pela cooperativa teutoniense na aquisição e adaptação do seu novo Centro de Distribuição Vale do Taquari, cujo prédio foi adquirido, em negociação realizada ainda em 2014, da coirmã Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia – Certel. Saiba mais em www.languiru.com.br.

Sobre a Bertolini

Com soluções reconhecidas pela eficiência em atender às necessidades de cada projeto, a Bertolini tem consolidado posição de referência junto ao mercado no segmento de sistemas de armazenagem em âmbito nacional e, também, somado cases de sucesso no exterior. Seu portfólio traz alternativas em logística, estocagem e movimentação de produtos, aperfeiçoadas permanentemente no decorrer de mais de quatro décadas de experiência acumuladas pela marca.

Além da diversidade de opções, os clientes encontram à sua disposição um departamento especializado em engenharia e projetos que realiza estudos, planejamento e desenvolvimento de métodos e sistemas de armazenagem adequados às demandas de cada caso. A Bertolini Sistemas de Armazenagem dispõe de toda a linha de equipamentos para armazenagem estática e automatizada. Essas soluções têm sido utilizadas por empresas de varejo, indústria alimentícia, automobilística, farmacêutica, química, entre outras. Para saber os diferenciais de cada solução, e conhecer exemplos de cases com a aplicação dos produtos, acesse www.bertoliniarmazenagem.com.br.

Previous post

Evento debate os diferenciais e as oportunidades dos condomínios logísticos

Next post

Athenas tecnologia em logística apresenta o TOS+ na Intermodal

Painel Logístico

Painel Logístico