Artigos

Conheça os principais riscos da cadeia de suprimentos

Osmar Vinci Filho apresenta os principais riscos da cadeia de suprimentos

A crise financeira atual afeta empresas do mundo inteiro, dos mais diversos setores. Em outras palavras, não há como se isentar de ser afetado pela crise. Quando nos referimos ao setor industrial, os riscos podem ser significativos, levando alguns empreendimentos à beira da extinção.

Um exemplo que pode provar isso é a atual situação em que o ramo automobilístico se encontra por conta da crise: completamente parado, com demandas inteiras de veículos estacionados em depósitos de indústrias e concessionárias esperando por um milagre na economia. Milhares de demissões e empresas indo à falência.

Este cenário nos remete às seguintes perguntas: Quais são os riscos da cadeia de suprimentos? Será que você está preparado para as adversidades na economia? são as formas de contornar os riscos envolvidos na logística? Continue lendo para ter estas e outras questões respondidas.

Quais são os riscos da cadeia de suprimentos?

Através da análise dos riscos, a resposta para contorná-los é intuitiva. Os riscos são levantados em torno de custos, oportunidades, ameaças, fatores socioeconômicos, ambientais, geográficos e até mesmo políticos.

Risco econômico

Infelizmente, este é um dos riscos mais ameaçadores para o seu negócio e ocorre de forma externa, devido a fatores que estão fora de seu controle. A boa notícia é que há como se precaver dos seus efeitos e minimizá-los em sua empresa.

Os fatores que podem causar riscos econômicos à cadeia de suprimentos variam entre taxas de juros, aumento de impostos, inflação, flutuações de taxas de câmbio, falência de clientes e/ou fornecedores, entre outros.

Risco de planejamento

Riscos de planejamento ou riscos logísticos são os riscos que oferecem maiores possibilidades para que você proteja a sua empresa e minimize os seus efeitos. Você deve evitar se expor a situações de risco sem que antes tenha se planejado corretamente, como o lançamento de um novo produto, antes de fechar uma grande venda, antes de se comprometer a entregar um lote grande a um novo cliente, antes de fechar um novo contrato e assim por diante.

Para se certificar de que o seu plano de negócios está no caminho certo, você pode também recorrer a uma consultoria logística e evitar perdas.

Risco geográfico

Chamamos de riscos geográficos as adversidades que oferecem riscos logísticos à sua cadeia de suprimentos envolvendo o espaço físico e o ambiente necessário para desempenhar a sua operação. Por exemplo, fatores climáticos, como tempestades e ventanias, que possam impossibilitar o transporte para entrega ou recebimento de produtos. Os riscos geográficos geralmente afetam o transporte envolvido na cadeia de suprimentos.

É difícil se precaver de riscos climáticos e ambientais, pois estão fora do seu controle. A melhor forma de se prevenir e reduzir os seus efeitos é evitando que a localização física de sua indústria seja próxima de áreas propícias a tais fatores geográficos.

Alta competitividade

Sempre haverá concorrência em qualquer setor do mercado. Não importa qual seja o ramo de sua empresa, você nunca será o único a fornecer os serviços ou produtos para o consumidor. Por isso, este é um risco à cadeia de suprimentos que você sempre deverá considerar e possuir estratégias inteligentes para lidar.

Fique sempre atento aos seus concorrentes – o que estão fazendo, como estão se relacionando com os seus clientes, quais os preços de seus produtos e como andam os seus resultados. Entretanto, o seu foco prioritário sempre será o mercado e a saúde financeira do seu negócio. Somente através de uma gestão por indicadores pode mostrar a real situação de sua empresa e possibilitar possíveis correções em tempo hábil.

Sustentabilidade

Há cerca de uma década, o mundo inteiro tem voltado os seus olhos para as questões sustentáveis. O consumo desenfreado como estilo de vida e o ritmo de produção que agride o meio ambiente estão se tornando obsoletos.

Se a sua empresa ainda não é sustentável e a sua linha de produção permanece agredindo o meio ambiente, sem sequer possuir um plano para compensar a sua emissão de CO2 na atmosfera, entre outros poluentes na natureza, você está vulnerável a sofrer represálias da sociedade e de órgãos governamentais que podem comprometer o seu negócio.

Além disso, empresas verdes – aquelas que estão comprometidas a reduzir a sua emissão de CO2 e a incentivar a reciclagem de recursos -recebem publicidade positiva e credibilidade no mercado. Além disso, ganham créditos de carbono que podem ser vendidos no mercado internacional, gerando uma nova fonte de renda.

Considerações finais sobre os riscos envolvidos na logística

Podemos concluir que para reduzir os riscos envolvidos na logística e assegurar a sua cadeia de suprimentos, uma consultoria logística pode ser uma das soluções mais eficazes.

Como você tem se planejado para reduzir os riscos à cadeia de suprimentos de sua empresa? Compartilhe a sua experiência nos comentários! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou [email protected]

Previous post

Empresas investem em soluções para ampliar presença no setor de logística para indústrias

Next post

HBSIS participa da 2ª Super Convenção Logística da Ambev

Osmar Vinci Filho

Osmar Vinci Filho

Osmar Vinci Filho é Gerente Comercial desde 2000 nos serviços de Logística, Transporte, Armazenagem, Logística Promocional, Cross Docking e Comercio Exterior e Responsável em assegurar que a cadeia logística esteja integrada às necessidades dos clientes, através da criação e monitoramento de indicadores de performance.