Mercado LogísticoTecnologia

Conectividade é essencial para lidar com os desafios da logística 4.0

Para diretor da Jungheinrich, a conectividade será essencial em todos os níveis, independente do segmento da indústria ou do porte do negócio

A Jungheinrich, líder em soluções intralogísticas e fabricante de produtos de movimentação e armazenagem, participa da FISPAL Tecnologia 2017 – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, em São Paulo. Durante o evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de junho, a Jungheinrich vai apresentar novas soluções e inovações para a indústria de alimentos e bebidas, alinhadas aos novos conceitos de automação na logística e indústria 4.0.

Atualmente, a automação na Jungheinrich se une à conectividade, integrando os equipamentos logísticos ao TI, e inaugurando a logística 4.0. A conectividade é essencial para que os serviços logísticos utilizem todo o seu potencial. Soluções integradas e assistência inteligente à operação logística são tendências para o futuro.

Uma das pioneiras na tendência da intralogística 4.0, a Jungheinrich acredita no potencial da digitalização de trazer grandes oportunidades ao setor de logística, permitindo a otimização de armazéns com soluções digitais que ajudam a aumentar a produtividade.

Para o Dr. Kai Beckhaus, chefe do departamento de Sistemas logísticos da Jungheinrich, a conectividade vai triunfar em todos os níveis. “Isso independe do segmento da indústria, e é relevante para negócios de qualquer porte, que geralmente querem automatizar seus sistemas logísticos em estágios. Percebemos isso com nossos clientes, que estão se preparando para a Indústria 4.0, e escolhem fornecedores logísticos que tenham soluções de integração e conectividade que correspondam às necessidades e aos avanços da indústria”, explica.

Além da maior conectividade, o conceito de indústria 4.0 privilegia ainda o aumento de produtividade e a eficiência energética. Entre os destaques estão empilhadeiras e transpaleteiras com baterias de íon-lítio, tecnologia que não requer manutenção ou troca de baterias e garante maior retorno de investimento – especialmente devido à sua longevidade, que é três vezes maior que a das tradicionais baterias de chumbo-ácido. Além disso, as baterias de íon-lítio não liberam gases e nem ácidos, e economizam espaço e dinheiro, pois permitem eliminar as salas de baterias e o carregamento com sistemas caros para a liberação de poluentes. Isso gera uma série de vantagens para empresas com operações complexas e grandes armazéns.

A Jungheinrich é a única empresa do setor que desenvolve produtos e fornece não apenas empilhadeiras com baterias de íon-lítio, mas também baterias convencionais e sistemas de carregamento, garantindo soluções customizadas e máxima eficiência para operações diversas.

Conheça as últimas novidades da Jungheinrich

A Jungheinrich oferece o que há de mais tecnológico e inovador no setor intralogístico, incluindo tecnologias que atendem às necessidades da indústria 4.0. Um exemplo são as empilhadeiras AGVs (Automated Guided Vehicles), empilhadeiras automatizadas que não necessitam de operadores. Esses veículos trazem uma série de vantagens às operações logísticas, desde economia de tempo, eficiência no consumo energético, eliminação dos riscos de acidentes com mais segurança ao operador e, principalmente, pay back pela não necessidade de mão de obra.

Os veículos automatizados otimizam as operações em empresas que têm percursos com longas distâncias, nos quais a entrada e a saída de mercadorias são constantes, permitindo que o gestor obtenha maior eficiência e controle sobre o armazém. Além disso, os equipamentos automatizados eliminam o esforço físico, oferecendo maior segurança e operação contínua 24 horas por dia.

Na LogiMAT 2017, que aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, no início deste ano, a Jungheinrich apresentou e lançou uma série de novas soluções integradas para os desafios da intralogística 4.0. Entre as novidades, estava o rebocador automático EZS350a, que pode ser facilmente integrado às estruturas logísticas já existentes, e foi especialmente criado para trabalhar em processos de transporte já padronizados, como o suprimento da linha de produção, por exemplo.

Isso é importante para a indústria 4.0, que busca alinhar fábricas inteligentes com autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Em breve, a Jungheinrich também deve trazer ao Brasil um novo conceito de armazenagem de materiais, o Armazém Automatizado LRK, um sistema fechado de armazenamento com estantes verticalizadas e prateleiras (bandejas) de ambos os lados, em que as mercadorias solicitadas são controladas e retiradas por um extrator e entregues por meio de uma abertura de acesso ergonomicamente posicionada. Comparado aos métodos tradicionais, o LRK garante uma economia de espaço de até 80% no chão.

Jungheinrich na Fispal 2017

A Jungheinrich terá dois espaços de exposição na FISPAL 2017, o showroom e o estande C-151. Confira as máquinas que vão estar no evento:

Empilhadeira elétrica contrabalançada EFG 216k: Com 5 programas de trabalho ajustáveis individualmente e consumo mínimo de energia, a empilhadeira elétrica contrabalançada EFG 216k é uma das mais tecnológicas do mercado. O veículo consome até 13% menos energia do que as máquinas concorrentes. Compactas e sem restrição para o uso em ambientes externos, o veículo suporta cargas de 1,3t a 2,0t, emite baixos ruídos e permite um alto grau de giro, dando mais mobilidade ao operador.

Empilhadeira elétrica contrabalançada EFG 318: As empilhadeiras contrabalançadas de quatro rodas da Jungheinrich absorvem irregularidades na pista de condução e distribuem a carga com precisão para todas as quatro rodas. Nessas condições, com o conceito tecnológico Pure Energy, o veículo atinge oferece melhor eficiência energética e baixos custos com máximo desempenho. A empilhadeira pode ser utilizada em ambientes internos e externos, suportando cargas de 1,6t a 2,0t com elevação máxima de até 6.500 mm.

Empilhadeira patolada EMD 115i: Considerada a empilhadeira patolada mais compacta do mundo de sua classe, a EMD 115i traz a avançada tecnologia de íon-lítio na forma de uma caixa de bateria leve de apenas 17 kg. Além da capacidade de carregamento rápido e intermediário, sua principal vantagem é o espaço de bateria visivelmente reduzido, que, junto com a medida dianteira (l2), reduz também o peso total do veículo. A máquina suporta cargas de 1,5t a 1,8t, e possui elevação do mastro de até 1.520 mm.

Empilhadeira patolada EJC 216: Com elevação rápida para cargas reduzidas, a empilhadeira patolada EJC 216 apresenta sensibilidade nas operações de elevação e descida graças ao motor hidráulico silencioso com velocidade regulada. O poderoso motor de tração trifásico é a garantia de um alto nível de desempenho com baixo consumo de energia, assegurando altas taxas de movimentação.

Empilhadeira retrátil ETV 214: Além dos altos níveis de desempenho, a empilhadeira retrátil ETV 214 conta com design do chassi compacto, tecnologia inovadora e condições de trabalho ergonomicamente otimizadas. Essas características tornam a ETV 214 perfeita para atuar em corredores estreitos ou com limitações de altura para a cabine. A retrátil série 2 da Jungheinrich eleva cargas de até 1,6t a uma altura de até 10.700mm.

Transpaleteira elétrica EJE 116: Graças ao design compacto do chassi, a transpaleteira elétrica EJE 116 oferece versatilidade e facilidade nas manobras. Com uma bateria de 14 kg em forma de maleta, a EJE com tecnologia de íon-lítio proporciona um manuseio simples, ergonômico e intuitivo. Para isso, a bateria é facilmente retirada do veículo lateralmente. A flexibilidade de uso em uma operação de vários turnos é possível graças à capacidade de recarga rápida e intermitente, possibilitada com a ajuda de um carregador especialmente desenvolvido.

Transpaleteira elétrica ERE 120: Com forte aceleração e alta velocidade, a transpaleteira elétrica ERE 120 apresenta excelente estabilidade e desempenho de direção com ProTracLink, que permite uma manipulação econômica e confortável ao longo de grande distâncias, e amortecimento de vibrações para proteção do condutor, do veículo e da carga com ShockProtect.

Sobre a Jungheinrich

A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções para armazenagem, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é, hoje, uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfolio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.

Previous post

Nova solução para monitoramento de temperatura de produtos termossensíveis

Next post

Tecnologia sem fio facilita a instalação e pesagem de rebanho a bordo dos veículos

Painel Logístico

Painel Logístico