Combilift investe 50 milhões de Euros em nova fábrica na Irlanda

Com 46,5 mil m2, a instalação é a única deste tamanho sob um único teto no país. É considerada um benchmark para customização de equipamentos em série

 

A Combilift acaba de inaugurar uma nova sede mundial na cidade de Monaghan, Irlanda, uma planta com área de 46,5 mil m2 e que recebeu investimentos de 50 milhões de Euros. A nova fábrica emprega localmente mais de 550 pessoas e vai permitir à empresa dobrar sua produção ao longo dos próximos anos – o diretor da revista Painel Logístico, Deivid Roberto Santos, viajou ao país para o evento de inauguração juntamente com a delegação brasileira, que reuniu a imprensa e empresários de várias partes do Brasil.

 

A fábrica foi projetada para atender a uma produção intensa de equipamentos customizados, onde a cada 15 minutos um novo equipamento é produzido. Para minimizar impactos ao meio ambiente, 30% do telhado conta com iluminação natural e quando necessária luz artificial, sensores acionam 1.100 lâmpadas LED direcionadas para os postos de trabalho. Painéis solares geram 185 kW de energia e uma planta de biomassa gera 1MW, a partir de madeira reciclada, para gerar calor para aquecimento e cabines de pintura. O sistema de captação de água da chuva pode absorver até 110.000 litros.

 

Fundada em 1998, a Combilift está presente em mais de 75 países e exporta 98% de sua produção de equipamentos para mais de 85 nações através de uma rede de 250 distribuidores, sendo que desde sua fundação fabrica equipamentos customizados para atender a diferentes demandas dos clientes. É a partir de Monaghan que são enviados, além de equipamentos, as peças de reposição para a rede de distribuidores em todo o mundo.

 

“A flexibilidade de nossa nova fábrica permitirá continuar a acomodar novas demandas de clientes em qualquer solução customizada de movimentação de material”, destaca Martin McVicar, CEO da Combilift. “Vamos dobrar a produção mantendo o foco nas necessidades de clientes e distribuidores, em qualquer parte do mundo”.

 

McVicar atribui o crescimento da marca ao que chama de customização em série. “O mercado espera que os produtos sejam feitos de acordo com suas demandas e, normalmente, fabricantes de equipamentos de movimentação customizados fornecem baixos volumes. Entretanto, estamos criando um novo benchmark ao oferecer produção em série de produtos customizados, resultando em uma vantagem estratégica para nossos clientes,” destaca.

 

A nova fábrica inicia suas operações com as certificações ISO9001 – Gestão da Qualidade, ISO14001 – Gestão Ambiental e OHSAS18001 – Segurança e Saúde Ocupacional.

 

“Isto é apenas o começo”

Outra importante marca da Combilift é que a empresa está completando 10 anos de Brasil em 2019. O diretor comercial da marca no Brasil, Rafael Kessler, que acompanhou a delegação brasileira à Irlanda, comenta o reconhecimento da marca como robusta, confiável, inovadora e comprometida é uma realidade também no mercado nacional.

 

“A maior parceria da Combilift é com seus clientes. Entramos em novos clientes pelo caminho do ganho de espaço, aumento da produtividade e da segurança, e nossos contatos são multidisciplinares, com as áreas de Operações, Segurança, Logística e Engenharia. Ainda não conhecemos ex-clientes no Brasil”, assinala Kessler.

 

O profissional explica que a nova fábrica reforça estas características – é a maior instalação de empilhadeiras da Europa sob um único teto, construída por uma das empresas mais jovens do setor e com a maior taxa de crescimento. E a posição da marca como um competidor global não é questionada, que resultou em seu novo slogan: “Isto é apenas o começo”.

 

Às portas de completar uma década de operações no Brasil, Kessler afirma que acredita no potencial do país e que a inauguração da fábrica ocorre em um timing perfeito, em meio à recuperação de uma das maiores crises econômicas de sua história e o mercado busca investir de forma mais inteligente em soluções econômicas, seguras e confiáveis. “Acredito que temos um terreno fértil para explorar e avançar”.

 

História

A forma de trabalho da Combilift é a proximidade com o cliente, para identificar soluções que o atendam da melhor forma. A marca investe 7% de seu faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e está intensificando essa colaboração com clientes de armazenagem e movimentação de materiais com intenção de maximizar seu retorno no investimento.

Criada por Martin McVicar e Robert Moffet em 1998, a Combilift tem capital fechado e está capitalizada. Desenvolveu a primeira empilhadeira multidirecional com motor de combustão do mundo e, em seu primeiro ano de atuação, produziu 18 empilhadeiras, das quais 17 foram exportadas – a produção mais do que dobrou nos últimos cinco anos, e a frota atual é de 40 mil empilhadeiras operando em mais de 85 países.

 

O portfólio de produtos também cresceu e houve o lançamento de um a dois novos modelos todos os anos. Nos primeiros 10 anos, a marca se concentrou na movimentação de cargas longas em menor espaço e com mais segurança.

 

Entre 2008 e 2018, a empresa diversificou a linha de produtos com a empilhadeira articulada para cargas paletizas Combi AM (AisleMaster) e com o Movimentador Universal para cargas extrapesadas (Combi SC). Nos últimos cinco anos, foram desenvolvidas soluções únicas para atender a demandas por empilhadeiras manuais em espaços reduzidos, que contam com timão de múltiplas posições, mais uma patente da Combilift.

 

McVicar revelou a intenção de expandir a atuação no nicho de empilhadeiras manuais na inauguração da planta com o lançamento do modelo Combi PPT. “Existe uma demanda crescente por empilhadeiras manuais, em função de requisitos de segurança, por serem equipamentos que operam próximas de pessoas. Já estamos coom a Combi PPT em produção para colocar no mercado”, encerra o CEO da Combilift.

 

Publicidade