Big data e IA na cadeia de suprimentos

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Artificial intelligence (AI), data mining, expert system software, genetic programming, machine learning, deep learning, neural networks and another modern computer technologies concepts. Brain representing artificial intelligence with printed circuit board (PCB) design.

Big data e IA na cadeia de suprimentos

Por Diogo Louro

O uso de big data e inteligência artificial (IA) pelas empresas é cada vez mais imprescindível para se ter uma gestão azeitada, eficiente e sem desperdícios, o que resulta em redução de custos. Consistindo no conjunto de procedimentos adotados para capturar, armazenar e analisar grandes quantidades de dados e transformá-los em informações relevantes para a administração das companhias, possibilitam o planejamento e a execução de ações de forma estruturada.

Não é à toa que a BSA (Business Software Alliance) estima ser o big data capaz de impactar a economia global em até US$ 15 trilhões até 2030. Na cadeia de suprimentos, que inclui diversas fases, particularidades e agentes, o uso do big data e IA tornam-se um fator poderoso. Com eles, é possível ter análises baseadas em números e estatísticas que permitem tomadas de decisões assertivas.

O motivo é que o uso do big data e IA dão o conhecimento de toda a cadeia de suprimentos, possibilitando a descoberta de insights para otimizar os processos de produção e armazenamento, além de criar estratégias eficazes para a distribuição dos produtos. No entanto, apesar de muitas empresas já as utilizarem, elas não aproveitam todas as potencialidades delas.

Para se beneficiar do potencial e dos resultados possíveis, é necessário utilizar o big data de forma integrada. Para criar processos de compras, logística e distribuição mais eficientes, é preciso consolidar e comparar dados obtidos em diferentes locais e momentos, a fim de que a informação resultante seja realmente relevante e assertiva para a tomada de decisão.

Vale também ressaltar a escolha de fornecedores, por exemplo. A decisão resulta da análise de vários aspectos.  Um vendedor pode ter o melhor preço, mas seu prazo de entrega é maior. Existem diversas possibilidades que o big data é capaz de consolidar e oferecer ao consumidor instrumentos por meio dos quais avaliar valores, distribuição e outros elementos importantes seja viável.

Em um setor repleto de estatísticas e indicadores, a integração de dados permite leituras e tomada de decisões rápidas e assertivas, o que é um grande aliado para os gestores da cadeia de suprimentos.

*Diogo Louro é Head de Logística da Nimbi, empresa de tecnologia especializada em supply chain management.

nimbi@nbpress.com

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