A importância do operador logístico

Você sabe qual é um dos elementos mais importantes para facilitar a gestão de uma empresa? É a presença e a atuação do operador logístico.Isso mesmo, esse serviço tem por objetivo criar, planejar, implementar, desenvolver e também administrar projetos referentes a estoque, ao transporte e a distribuição de determinados produtos.

Não por acaso, a logística tem atuação importante na cadeia de supply chain, ou seja, na cadeia de suprimentos, isso porque o serviço de logística tem por responsabilidade estar a par de todos os detalhes que envolvem as questões do armazenamento das mercadorias, dos transportes delas, até mesmo na chegada do produto aos clientes.

A importância do operador logístico

Para se ter uma ideia de como o operador logístico é importante para a sua empresa, basta levar em consideração sua presença em diferentes segmentos de administração. Um exemplo de área onde o operador logístico marca presença é no setor industrial, sejam indústrias de pequeno, médio e grande porte.

No segmento do comércio, por exemplo, o serviço de logística realiza o armazenamento, planeja o deslocamento, efetua o processamento de pedidos, coordena a administração de estoques e a distribuição ordenada de mercadorias aptas a serem comercializados tanto no atacado quanto no varejo.

É preciso lembrar também que o operador logístico é importante, pois é graças a atuação dele que os consumidores podem receber os produtos de um modo rápido, seguro e eficiente, sem contar que o varejo terá uma reposição mais rápida de seus produtos na gôndola de vendas.
Além disso, o profissional de logística é especializado em várias operações, tais como controle de estoque, a armazenagem, entre outras.

O operador logístico e o controle de estoque

Você sabe que o controle de físico e financeiro do estoque é um dos elementos essenciais de uma gestão, não é mesmo? Pois então, quando o assunto é o controle de estoque, o operador logístico está habilitado a uma série de funções fundamentais, uma delas é estar ciente da quantidade disponível dos itens existentes na empresa.

Nesse caso, o operador logístico tem por função estar a par das entradas e saídas de mercadorias mapeando o fluxo logístico, pois diante das informações precisas a respeito do que está saindo, é possível que a empresa consiga efetuar o cálculo do ciclo das mercadorias/materiais. E a gente lembra também que, diante de um maior controle, você poderá ficar tranquilo e saber que os clientes estão a receber os produtos de maneira correta e segura.

Além disso, nos dias de hoje, em que o mercado empresarial está cada vez mais competitivo, contar com um estoque controlado é excelente para a longevidade e a saúde financeira do seu negócio, pois com ele você tem a certeza de conta com uma quantidade adequada de produtos permitindo assim que a sua empresa um fluxo correto para atender a demanda do mercado, sem passar por prejuízos por causa das perdas.

As vantagens de contar com um operador logístico

A gente poderia citar aqui para você inúmeros benefícios referentes aos serviços de operação logística, porém um deles é de vital importância para a boa gestão de um empreendimento: a redução de custo.

Pois é, a redução de custos é uma das vantagens que a sua empresa possui graças à atuação do operador logístico. Essa redução ocorre porque o seu empreendimento passa a ter um maior controle em vários segmentos, no transporte, no armazenamento, entre outros, o que evita danos com perdas, por exemplo.

Outro benefício é que a sua empresa passa a adquirir um caráter mais competitivo, melhorando ainda mais a qualidade dos seus serviços.

E a gente também não pode deixar de mencionar que um outro benefício promovido pelo operador logístico é que ele melhora todos as etapas e partes da cadeia de supply chain, unindo de maneira eficiente os fornecedores, os fabricantes e as lojas, permitindo com isso que a mercadoria possa ser produzida e distribuída de acordo com as quantidades adequadas, dando a atenção para a localização e o tempo correto. Com essa integração da cadeia de supply chain, há uma maior possibilidade de melhorar ainda mais o nível de serviço e promover a tão almejada redução dos custos para a sua empresa.

Colunista Painel Logistico: osmar.vinci@grupoenar.com.br

Visite meu Blog

www.osmarvincifilho.com.br/blog

PublicidadeError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 4)